• Univali

  • Seja você também um profissional da construção naval!

  • Curta nossa FanPage

  • Equipe Ubá Suy Aram

    Desafio Solar Brasil

  • ANI

  • Livro de Regras ABS

    ABS - 2008
  • Principais Estaleiros no Mundo

  • Programação de Navios

    Programação de Navios
  • Arquivos

Maior catamarã de regatas do mundo

O Banque Populaire V, de 40 metros, foi construído para demolir recordes
Y.Zedda/BFBP
O novo barco, ao lado do “pequeno” Banque Populaire III, de 60 pés

Dois anos após o anúncio do projeto, e um ano e meio depois de iniciada sua construção, o Maxi Trimarã Banque Populaire V foi para a água pela primeira vez, nesta terça (26), na cidade francesa de Lorient. Depois de uma noite mal-dormida em expectativa, a equipe do Banque Populaire abriu as portas do enorme galpão da Keroman Technologies, onde o barco foi construído, pontualmente às 7 horas e iniciou o processo de colocar o trimarã na água e mastreá-lo, o que terminaria quase dez horas depois.

Y.Zedda/BFBP
Banque Populaire V deixa o galpão onde foi construído, em Lorient

Se, num mundo dominado pelos grandes trimarãs de 60 pés, o Groupama III, de Franck Cammas, com 105 pés, já era grande, o Banque Populaire V é de assustar. Com 131 pés, ele mede mais que o dobro de um trimarã recordista “normal”. Até o skipper do barco, Pascal Bidégorry, ficou impressionado com o resultado. “Esta é a primeira vez que o barco toca a água. Nós ligamos o motor e vimos a hélice girar. É recompensador vê-lo flutuar, mesmo sendo uma emoção dividida entre olançamento e a enorme quantidade de trabalho que ainda temos pela frente. Estou feliz em dividir esse momento com o meu time”. Ronan Lucas, diretor da equipe Team Banque Populaire, completou: “Foram dois anos desde que começamos a trabalhar neste projeto e agora nós temos essa belezura na água, pronta para quebrar recordes”.

Com todo esse tamanho, o Banque Populaire V é favoritíssimo a quebrar todos os recordes absolutos de velocidade transoceânica. Mas ele não é o maior catamarã do mundo. Na Inglaterra, existe um ferry, a motor, de 86 metros (282 pés). Mesmo no mundo dos catamarãs a vela, ele não é o maior. Uma empresa chamada The Catamaran Company tem um projeto de 145 pés e a SunReef está construindo um catamarã de luxo de 150 pés. Nenhum deles vai bater recordes de velocidade, mas certamente terão muito mais conforto do que o espartano Banque Populaire V.

Veja vídeo.Fonte: http://www.nautica.com.br

Uma resposta

  1. Vendo o vídeo a gente tem uma noção legal das dimensões desse gigante. Vale a pena ver!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: