Marinha abre curso gratuito para bacharéis e tecnólogos

efomm_2A Marinha do Brasil abriu inscrições para os cursos de Adaptação a 2° Oficial de Náutica (ASON). Serão oferecidas 60 vagas para profissionais das áreas de Engenharia, Astronomia, Oceanografia, Meteorologia, Matemática (bacharelado), Física (bacharelado), Química (bacharelado), Química Industrial, Estatística, Ciências Navais, Ciências Náuticas, Tecnólogo em Operação e Administração de Sistemas de Navegação Fluvial, Tecnólogo em Construção e Manutenção de Sistemas de Navegação Fluvial, Tecnólogo Naval e Tecnólogo de Construção Naval. Os cursos serão desenvolvidos em duas partes. A primeira será realizada no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro, em tempo integral de aulas e com atividades escolares programadas pela Superintendência de Ensino do Ciaga, no período de 29 de junho de 2009 a 30 de julho de 2010. Na segunda etapa, o aluno aprovado será submetido ao Programa de Estágio Supervisionado (Prest), com duração de, no mínimo, 12 meses a bordo de navio mercante nacional, como os da Transpetro. Os candidatos devem efetuar a inscrição no Ciaga (RJ), até o dia 27 de fevereiro. A taxa é de R$ 50,00 e o curso é gratuito. Mais informações em www.ciaga.mar.mil.br ou com a divisão de inscrições pelos telefones (21) 3505-3128 e 3505-3183.

9 respostas em “Marinha abre curso gratuito para bacharéis e tecnólogos

  1. Estava lendo o edital desse curso e copiei a descrição da profissão, a qual trascrevo abaixo:

    “1.0 – DOS PRINCIPAIS ASPECTOS DA PROFISSÃO DE OFICIAL DE NÁUTICA

    1.1 – INTRODUÇÃO Os profissionais da Marinha Mercante, distribuídos em diversas categorias, trabalham a bordo de embarcações mercantes sob bandeira brasileira e, dentre essas categorias, encontra-se o Oficial de Náutica. O Oficial de Náutica integra uma classe prestigiada nos meios marítimos, que contribui para a expansão do comércio marítimo e o desenvolvimento do Brasil. Tem ascensão profissional promissora, ocupa posições de extrema responsabilidade a bordo dos navios mercantes, sendo responsável pelo gerenciamento e a operação dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações do navio. Começa sua atividade marítima como Oficial de Quarto de Convés, depois, como Imediato e, por último, como Comandante, sendo que, nessa última, é responsável pelo gerenciamento de grandes navios mercantes que singram os mares do mundo, podendo também comandar rebocadores de alto mar, que prestam apoio a atividade de exploração de petróleo em águas profundas (Off Shore).

    1. – Ao longo da sua vida profissional, o Oficial da Marinha Mercante tem oportunidade de realizar cursos diversos de atualização, aperfeiçoamento e especialização relacionados pelo Ensino Profissional Marítimo, com o propósito de aprimoramento e acesso às categorias superiores da profissão.
    1.2 – O Oficial de Náutica da Marinha Mercante não é servidor público ou militar. É um aquaviário do 1º Grupo, conforme definido no Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário – RLESTA (Decreto nº 2.596/1998), que exercerá sua atividade profissional por meio de prestação de serviço aos seus tomadores, individualmente, organizado em sindicatos ou contratado por empresa.”

  2. PELO O QUE A NOTICIA E O MARCELO MOSTRARAM COM O EDITAL, PARECE SER UM CURSO MUITO SACRIFICANTE, POIS O ALUNO TEM QUE DEDICAR 2 ANOS DA SUA VIDA GANHANDO APENAS 500,00, E AINDA DEPOIS DE TREMINA-LO O ALUNO TEM QUE PROCURAR EMPREGO!

  3. O salário de 500 reais é apenas uma bolsa-auxílio, já que o aluno pode escolher um regime de internato, e terá comida, roupas, etc. E sobre o emprego, praticamente ele é garantido, visto que há um aumento da frota mercante mundial e da obrigação (pelo menos no papel) aqui no Brasil de que todas as cabotagens devem ser feitas por navios de bamdeira brasileira em águas nacionais.

  4. olá, sabe me informar qt está pagando a marinha para tecnico e industria naval, estou fazendo na ufrj, obrigado desde já..
    tel99297160
    sou do Rio de JANEIRO

Deixe um comentário