• Univali

  • Seja você também um profissional da construção naval!

  • Curta nossa FanPage

  • Equipe Ubá Suy Aram

    Desafio Solar Brasil

  • ANI

  • Livro de Regras ABS

    ABS - 2008
  • Principais Estaleiros no Mundo

  • Programação de Navios

    Programação de Navios
  • Arquivos

Rolls-Royce projeta e equipa a mais potente embarcação Offshore do mundo

far_sampson1

A mais potente embarcação offshore já construída — o Far Samson, projetado e equipado pela Rolls-Royce — entrou em serviço com a Farstad Shipping, da Noruega, após uma cerimônia de lançamento realizada em Edinburgh.

A Rolls-Royce desenvolveu o projeto especial UT 671 CD, traballhando junto com proprietário do navio. Os guinchos principais do Far Samson demonstraram uma capacidade contínua de tração de 423 toneladas, usando toda a potência disponível, e de mais de 377 toneladas usando apenas os motores principais. O Far Samson é a mais recente de mais de 650 embarcações UT projetadas pela Rolls-Royce, em serviço ou sendo construídas em todo o mundo.

O Far Samson foi construído pela STX Europe (antiga Aker Yards), e incorpora uma ampla variedade de novas tecnologias. A embarcação é multifuncional e capaz de executar operações pesadas de escavação para colocação de dutos e cabos no leito marinho, bem como trabalho subaquático de instalação em águas ultra profundas, reboque, controle remoto de veículos submarinos e outras difíceis operações subaquáticas. Ele pode cavar trincheiras de 2,5m de profundidade no leito marinho — um metro a mais do que anteriormente possível — em águas de até 1.000m de profundidade.

A embarcação tem 121,5m de comprimento, 26m de boca, desloca 15.504t e seu casco é reforçado para condições de gelo Classe 1B, sendo o navio capaz de atingir velocidade máxima de 20 nós. Um sistema de propulsão Rolls-Royce combinando transmissão diesel elétrica e diesel mecânica fornece flexibilidade operacional otimizada, economia de combustível e mínimas emissões de gases.

O Far Samson é impulsionado por motores diesel Rolls-Royce, fabricados em Bergen, Noruega. Todos os motores Bergen atendem a regras rígidas de projeto, e conversores catalíticos estão instalados nos conjuntos geradores, resultando numa redução de 95 por cento nas emissões de óxido de nitrogênio.

Além dos motores diesel, o navio é governado por hélices de passo controlável fabricadas pela Rolls-Royce, com mais de cinco metros de diâmetro, complementadas por “thrusters” Rolls-Royce.

Fontes: Portal Fator Brasil, STX Europe, Rolls-Royce

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: