• Univali

  • Seja você também um profissional da construção naval!

  • Curta nossa FanPage

  • Equipe Ubá Suy Aram

    Desafio Solar Brasil

  • ANI

  • Livro de Regras ABS

    ABS - 2008
  • Principais Estaleiros no Mundo

  • Programação de Navios

    Programação de Navios
  • Arquivos

Desafio Solar Brasil 2009

desafio

O Desafio Solar Brasil 2009, que acontecerá entre os dias 24 e 31 de outubro, é um rali de barcos movidos à energia solar que visa estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas, bem como divulgar o potencial dessas tecnologias aplicadas em embarcações de serviço, recreio e transporte de passageiros.

O Desafio Solar Brasil caracteriza-se também como o início de uma articulação internacional, pois inspira-se na Frisian Solar Chalenge, competição realizada a cada dois anos na Holanda que se constitui no principal evento europeu para embarcações solares, durante o qual os participantes percorrem 220 quilômetros de canais das 11 cidades da região de Frísia, no norte do país. Barco solar

A idéia de realizar a versão brasileira surgiu com a participação da equipe da UFRJ na última edição da Frisian, em julho de 2008. O barco projetado e construído no Pólo Náutico completou as seis provas em quarto lugar da classe A, ficando em sétimo lugar na classificação geral, entre 48 equipes européias.

A competição brasileira será realizada em oito etapas – uma prova técnica, um prólogo e seis provas de 40 km em média – com um percurso total de 240 km, na baía de Paraty, no estado do Rio de Janeiro.

A meta é que a competição brasileira articule instituições e universidades na América Latina e, futuramente, corresponda à uma das etapas de um circuito internacional ampliado, não apenas restrito ao continente europeu.

O Desafio Solar Brasil será realizado pelo Pólo Náutico da UFRJ – coordenado pelo Prof. Fernando Amorim, do Departamento de Engenharia Oceânica – pois a proposta do evento se afina com o objetivo do Polo Náutico de incentivar pesquisas e projetos que contribuam para o desenvolvimento da indústria marítima brasileira.

O Desafio Solar Brasil 2009, sendo um evento de extensão de grande interesse para a universidade e para a sociedade, conta com o apoio da Reitoria, da Decania do Centro de Tecnologia e da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ.

Espera-se que o evento atraia equipes representantes de empresas do setor marítimo, de instituições educacionais e de centros de pesquisa do mundo inteiro, sendo esta uma oportunidade de compartilhar conhecimento e experiências sobre energia solar em um ambiente mais amigável que competitivo.

Objetivos

  • Realizar uma competição envolvendo instituições, unidades acadêmicas de diversos centros de pesquisa do Brasil e exterior;
  • Estimular o desenvolvimento de pesquisa de fontes alternativas de energia para embarcações;
  • Desenvolver pesquisa para compreender melhor os fenômenos hidrodinâmicos presentes em diversas formas de propulsão e otimizá-los;
  • Articular grupos, estimulando a troca de informação e incentivando a criação de redes de pesquisa;
  • Estimular pesquisas sobre possibilidades da energia para a região – lembrando que este foi tema de um dos painéis do II Congresso UFRJ Mar, realizado em setembro de 2008 em Paraty.

Fonte:  http://desafiosolar.wordpress.com/

Uma resposta

  1. Muito legal essa combinação: eletrônica, mecânica e naval.
    Acho que nosso curso deve participar desse tipo de evento, seja com projeto próprio ou em parceria com outra universidade.
    Aliás esse evento vem ao encontro da idéia da coordenação de lançar um evento/competição semelhante ao Gravity Racing unindo os cursos de Naval e Mecânica da Univali na execução dos projetos (casco e motor).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: