• Univali

  • Seja você também um profissional da construção naval!

  • Curta nossa FanPage

  • Equipe Ubá Suy Aram

    Desafio Solar Brasil

  • ANI

  • Livro de Regras ABS

    ABS - 2008
  • Principais Estaleiros no Mundo

  • Programação de Navios

    Programação de Navios
  • Arquivos

CRP Azipod

AZIPODÉ o nome de um sistema de propulsão aparecido há alguns anos e que vem sendo introduzido em alguns tipos de navios. Caracteriza-se por funcionar com 2 hélices em linha, girando em sentidos opostos e montados num pedestral rotativo, funcionando também como leme. Tecnicamente chamado CRP (“contra-rotating pod”), o equipamento consiste em uma única unidade instalada em modo de contra-rotação, reduzindo a resistência ao arrasto e aumentando a eficiência em relação aos mecanismos manobráveis tradicionais, em razão da incorporação do efeito de contra-rotação.  O sistema Azipod é instalado fora do casco do navio, podendo ser livremente movimentado em 360º, com um ganho adicional em termos de conforto para os passageiros, uma vez que há melhor isolamento acústico.

CRP-AZIPODRecentemente foi aplicado em dois ferrys japoneses – Akashia e Hamanasu – cuja velociade de cruzeiro é de 30,5 nós, operando na rota Maiduru-Otaru, cujas 573 milhas de distância são percorridas em cerca de 20/21 horas..
O sistema Azipod foi fornecido pela ABB, permite poupar até cerca de 20% de combustível. Além da economia de combustível, incorporando motores híbridos diesel- elétricos, o sistema de direcionamento Azipod dará ao navio uma extraordinária capacidade de manobra, graças à geração de empuxo em todas as direções, permitindo que o navio se movimente rapidamente.
Cada ferry tem 224,5 mts de comprimento, 26 m de boca, 17.000 GT, transportando 826 passageiros, 158 trailers e 66 carros.

Informação colhida através do blog JOSÉ MODESTO

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: