• Univali

  • Seja você também um profissional da construção naval!

  • Curta nossa FanPage

  • Equipe Ubá Suy Aram

    Desafio Solar Brasil

  • ANI

  • Livro de Regras ABS

    ABS - 2008
  • Principais Estaleiros no Mundo

  • Programação de Navios

    Programação de Navios
  • Arquivos

Sistema de propulsão cicloidal Voith Schneider

Quem observar um rebocador equipado com propulsores Voith Schneider® Propeller operando ficará impressionado com a rapidez, segurança e precisão com que ele controla uma enorme embarcação. Esta extraordinária agilidade pode ser comparada com as habilidades verificadas em um golfinho, que apenas utilizando sua cauda altera com facilidade o sentido e velocidade de seus movimentos na água.

Em ambos os casos, a explicação é simples: os movimentos são possíveis devido a um sistema inteligente de manobra que combina propulsão e dirigibilidade em um único equipamento. Este é o segredo dos propulsores navais Voith Schneider® Propeller que são reconhecidos por proporcionarem manobras em todas as direções, confiabilidade, velocidade e precisão e estão presentes em diversos tipos de embarcação tais como: rebocadores, ferry boats, embarcações de passageiros, guindastes flutuantes (cábreas), embarcações militares caça-minas, lançadores de bóias sinalizadoras, barcos de apoio a plataformas (PSV), dentre outros.

Na América Latina existem 21 Voith Schneider Propellers instalados, sendo três na Colombia, 10 no Panamá, dois na Venezuela e seis no Brasil. O mais recente contrato fechado pela Voith Turbo no mercado nacional foi com a Transbarge Navegación (TBN), empresa do Grupo Rio Tinto, que acaba de investir na construção de um barco de proa acionado por este equipamento. Construído em Nova Orleans, EUA, o equipamento da TBN ajudará na otimização do escoamento da produção de minério de ferro da Mineração Corumbaense (MCR) ao longo de 2.300 Km entre Corumbá e a Argentina, através dos Rios Paraguai e Paraná. Outros negócios foram negociados com bow steering module (BSM) e rebocadores que operam nos portos de Angra dos Reis (RJ) e São Sebastião (SP).

Sistema de propulsão cicloidal – O sistema de propulsão cicloidal encontrado no Voith Schneider® Propeller (VSP) é composto por um conjunto de lâminas verticais móveis instaladas em um disco rotativo paralelo ao fundo do rebocador. O disco gira em velocidade baixa e constante, produzindo uma força de intensidade e sentido controlados através do ângulo (passo) de cada uma das lâminas. O conceito é semelhante ao do hélice de passo controlado (variável), porém, com a diferença de que o posicionamento das pás é transversal à força exercida.

Simulador de navegação com propulsor Voith Schneider

A principal vantagem desse sistema de propulsão, além da óbvia importância de poder atuar para todas as direções radiais com a mesma força de tração, é a velocidade com que as alterações do sentido da aplicação e da intensidade da força podem ser aplicadas, ou seja, alta manobrabilidade. Recentemente a Voith Turbo desenvolveu um sistema que atenua o efeito lateral das ondas nas embarcações que operam em mares não abrigados (roll dampening), que está sendo instalado nos novos PSV’s Diesel-Elétrico acionados por Voith Schneider® Propeller. Por ser preciso, seguro, eficiente e confiável, o VSP é um sucesso mundial em diversos tipos de embarcações que realizam operações nas quais é exigida máxima resposta de manobra e elevados níveis de segurança.

A rotação do motor e, conseqüentemente, das pás é mantida constante durante as manobras, sendo o governo e a força de tração, controlados pelo mestre por meio de um sistema com joystick nas versões mais modernas, ou por dois comandos: um volante que define o movimento e a intensidade da força no sentido transversal e duas alavancas operadas em conjunto (uma para cada propulsor), que fazem a mesma função no sentido longitudinal. O resultado da ação dos dois comandos se dá por meio da mudança do ângulo das pás por um processo mecânico bastante simples, o que permite uma resposta imediata do rebocador ao comando do passadiço.

Perfil da Voith Turbo – A Voith Turbo é uma divisão do Grupo Voith, que desenvolve e fornece tecnologia de ponta em componentes, sistemas e serviços relacionados a acionamentos. Com atuação global nas áreas industrial, automotiva, ferroviária e naval, a Voith Turbo emprega mundialmente 4.000 funcionários e faturou € 800 milhões no ano fiscal 2004/2005.

Fonte: Portal Fator Brasil

Uma resposta

  1. Senhores, sou engenheiro mecânico e professor do CETAM ( Centro de Ensino Tecnológico do Estado do Amazonas) das cadeiras de propulsão, tubulações e sistemas,sistemas e governo e outras, para as turmas de Técnico Naval. Conheço os propulsores VSP instalados em alguns rebocadores da Petrobras em Angra dos Reis e Sao Sebastião mas gostaria de receber material e mais informações pois estarei montando um curso especifico de propulsão e sistema de governo para embarcações, para melhor poder divulgar seus produtos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: