• Univali

  • Seja você também um profissional da construção naval!

  • Curta nossa FanPage

  • Equipe Ubá Suy Aram

    Desafio Solar Brasil

  • ANI

  • Livro de Regras ABS

    ABS - 2008
  • Principais Estaleiros no Mundo

  • Programação de Navios

    Programação de Navios
  • Arquivos

OSX: a disputa entre SC e RJ

Nos últimos dias, foi amplamente divulgado na mídia que a OSX Brasil S.A. estaria interessada em instalar seu estaleiro no estado do Rio de Janeiro, em detrimento ao projeto na cidade catarinense de Biguaçu, que vem sofrendo entraves quanto à questão ambiental. Naturalmente, a notícia gerou alvoroço nos dois estados e muitas dúvidas entre os profissionais da construção naval. A entrada do RJ na disputa virou o principal assunto dos sites brasileiros especializados.

A OSX esteve presente na Exponáutica 2010, que aconteceu em Biguaçu no último fim de semana. A grande questão entre todos os visitantes do estande era se o estaleiro estava de mudança, ao que a resposta sempre era um “o RJ é apenas um plano B, a OSX ainda quer o estaleiro em solo catarinense.” Notou-se um empenho da empresa, seja por exibição de cartazes ou vídeos ao público, em enfatizar a diferença entre porto e estaleiro, em uma claro esforço de esclarecer dúvidas sobre as questões quem envolvem o meio ambiente. A empresa também mantém um site que apresenta detalhadamente o projeto do estaleiro, focando principalmente nos impactos ambientais e sociais.

O projeto do estaleiro em Biguaçu (divulgação OSX)

Hoje (29/06), a empresa, em seu site, emitiu um primeiro comunicado oficial, sobre uma série de iniciativas que estão sendo tomadas em paralelo ao licenciamento ambiental do estaleiro em Biguaçu. O comunicado informa que já estão em andamento no norte fluminense as obras do Superporto do Açu, em São João da Barra, uma ação de outra empresa do grupo EBX, a LLX Logística S.A. Aproveitando-se do fato da abertura de um canal de drenagem que escoará no complexo portuário, a OSX inciou um processo de licenciamento ambiental para a construção de um estaleiro em São João da Barra. O comunicado também expõe que a empresa já estudava implantar um estaleiro no RJ há algum tempo, já que um estudo de pré-viabilidade está feito e aprovado até mesmo pela Hyundai Heavy Industries, parceira tecnológica da OSX.

Segue abaixo o comunicado da empresa:

“Rio de Janeiro, 29 de junho de 2010 – A OSX Brasil S.A., empresa privada brasileira dedicada ao setor de equipamentos e serviços para a indústria offshore de petróleo e gás natural, por meio de atuação integrada nos segmentos de construção naval, afretamento de unidades de exploração e produção (E&P) e serviços de operação e manutenção (O&M), em paralelo ao licenciamento ambiental do estaleiro de sua subsidiária OSX Construção Naval SA na Cidade de Biguaçú, Estado de Santa Catarina, vem a público comunicar ao mercado que:

1.  Em atenção aos pleitos da população do norte do Estado do Rio de Janeiro por soluções para as severas enchentes e inundações, o Governo do Estado do Rio de Janeiro aprovou, em 31 de março de 2010, a contratação da execução do Plano de Macro-Drenagem da Baixada Campista.  O Plano de Macro-Drenagem contempla, como um de seus principais canais de drenagem, o Canal Campos-Açu, que desaguará no mar através do Complexo Industrial do Superporto do Açu (o “Complexo Industrial do Açu”), que está sendo implementado no Município de São João da Barra pela LLX Açu Operações Portuárias S/A , subsidiária da LLX Logística S.A., empresa do grupo EBX.

2. A abertura de um canal interno de navegação propicia a instalação, às suas margens, de um estaleiro com cais de mais de 3.500 metros de extensão no Complexo Industrial do Açu (“Estaleiro do Açu”) e, nesse sentido, o Governo do Estado do Rio de Janeiro enfatizou seu convite à OSX para que venha a instalar ali o seu estaleiro, trazendo para o norte do Estado do Rio de Janeiro a geração de até 10.000 novos empregos diretos na fase de operação e 3.500 novos empregos diretos na fase de construção.

3. Nesse contexto, a OSX, em parceria com a LLX, aprofundou estudos sobre a pré-viabilidade da implantação do Estaleiro do Açu, cujo lay-out conceitual já foi aprovado pela parceira tecnológica da OSX, Hyundai Heavy Industries Co., Ltd. (“Hyundai”), líder mundial em construção naval.

4. Como resultado, a OSX iniciou o processo de licenciamento ambiental para a implantação do Estaleiro do Açu, perante o órgão licenciador ambiental competente no Estado do Rio de Janeiro.

5.  O Estaleiro do Açu será dedicado à construção de equipamentos navais numa área total de aproximadamente 320 hectares no Complexo Industrial do Açu, com capacidade de produção anual inicial de aproximadamente 180.000 toneladas/ano de chapas de aço e 220.000 toneladas/ano de montagem. A alternativa da implantação do Estaleiro do Açu não representará alteração orçamentária significativa para a Companhia, e estima-se que o licenciamento ambiental de sua instalação ocorrerá até abril de 2011.

6. O Complexo Industrial do Açu oferece ao Estaleiro do Açu uma plataforma de desenvolvimento integrada às empresas da sua cadeia de suprimentos, como siderúrgicas, pólo metal-mecânico e outros fornecedores e prestadores de serviço da indústria naval que serão atraídos para o Complexo.

7.  O estaleiro que a OSX construirá e operará no País destina-se a suprir a demanda nacional por equipamentos navais para a indústria brasileira de petróleo e gás, sempre de acordo com os mais altos padrões de tecnologia e de sustentabilidade, em consonância com os demais projetos empresariais do Grupo EBX, e em atenção aos legítimos interesses da Companhia, de seus acionistas, de seus clientes e das demais partes interessadas envolvidas.

Rio de Janeiro, 29 de junho de 2010

Roberto Bernardes Monteiro

Diretor Financeiro e de Relações com Investidores”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: