• Univali

  • Seja você também um profissional da construção naval!

  • Curta nossa FanPage

  • Equipe Ubá Suy Aram

    Desafio Solar Brasil

  • ANI

  • Livro de Regras ABS

    ABS - 2008
  • Principais Estaleiros no Mundo

  • Programação de Navios

    Programação de Navios
  • Arquivos

Primeiro Navio de Carga do Mundo Movido a Energia Eólica

A Enercon GmbH apresenta: E-SHIP 1

Enercon GmbH, com sede em Aurich, Alemanha do Norte, é a terceira maior fabricante de turbina eólica do mundo e tem sido a líder de mercado na Alemanha desde meados dos anos noventa. Na ultima semana, a empresa Alemã tornou-se público seu maior desenvolvimento dos últimos tempos:

O primeiro navio do mundo com motores movido parcialmente a energia eólica.

Apesar da junção entre barcos e ventos não ser uma ideia propriamente nova – afinal, o vento foi o elemento principal para levar as caravelas portuguesas aos sete cantos do mundo -, a especialista mundial em energia eólica Enercon GmbH conseguiu inovar.
Durante a sua viagem inaugural, que teve início em Emden (Alemanha), o E-Ship 1 passou pelo Porto de Leixões e prosseguiu a sua rota de demonstração. De acordo com a empresa, os principais motivos para o desenvolvimento desta tecnologia relacionam-se com:

O aumento da eficiência energética no envio das turbinas eólicas da marca para o estrangeiro, mas também com a demonstração das vantagens da tecnologia de turbinas eólicas da Enercon numa área de aplicação distinta.

Em termos técnicos, o navio foi especialmente desenhado para reduzir, entre 30 e 40 por cento, as emissões de CO2 e o consumo de combustível fóssil, quando comparado com um navio de carga tradicional, de porte idêntico. Através de quatro rotores eólicos de navegação, de forma cilíndrica, o veículo consegue manter um sistema secundário de propulsão, com recurso ao vento, que ajuda o motor a diesel nas deslocações do navio.

Com ventos favoráveis, os quatro cilindros podem substituir a energia convencial diesel na quase totalidade.

Complementa a  Enercon. Não obstante, a empresa preferiu não comentar ao Ambiente Online qual o investimento feito no E-Ship 1 e no desenvolvimento tecnológico associado.

o E-Ship 1 irá dedicar-se essencialmente ao transporte marítimo de equipamento eólico da sua proprietária, Enercon GmbH.

 São quatro rotores eólicos, capazes de recolher a energia do vento para auxiliar a propulsão a diesel do navio, sem interferir com as operações de carga e descarga – ao contrário dos mastros e velas , permitindo assim reduzir as emissões de CO2 e do consumo de combustível fóssil, as  quatro torres cilíndricas tem 27 metros de altura por quatro metros de diâmetro que emergem o convés deste inovador navio.

 

Fontes : Newsletter Portos e Navios

www.cargoedicoes.pt

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: