• Univali

  • Seja você também um profissional da construção naval!

  • Curta nossa FanPage

  • Equipe Ubá Suy Aram

    Desafio Solar Brasil

  • ANI

  • Livro de Regras ABS

    ABS - 2008
  • Principais Estaleiros no Mundo

  • Programação de Navios

    Programação de Navios
  • Arquivos

Curso Básico de Segurança em Navio

O Curso CBSN – Curso Básico de Segurança em Navio, popularmente conhecido como Curso STCW é um curso obrigatório em todo o mundo, para os tripulantes que desejam trabalhar a bordo de Navios de Passageiros. Este curso tem seu Plano definido pela I.M.O – International Maritime Organization, através da Convenção STCW 78, emendada 95, na sua Seção A-VI/1 e demais resoluções.

No Brasil o Curso STCW tem aplicação fiscalizada e regulamentada pela Autoridade Marítima Brasileira através da NORMAM 24, onde passa a ser definido como CBSN – Curso Básico de Segurança em Navio.

ONDE  FAZER O CURSO CBSN (STCW) ?

Para realizar este curso, todo candidato deverá se inscrever em uma Escola de Ensino Profissional Marítimo, que seja credenciada junto a Autoridade Marítima Brasileira, pois a certificação expedida deverá ser homologada pela Capitania dos Portos que fiscaliza as atividades da empresa credenciada em sua região. Como medida de segurança para evitar enganos, é importante se informar junto a Autoridade Marítima Brasileira e confirmar se a empresa esta realmente credenciada (https://www.dpc.mar.mil.br/offshore/PASSAGEIROS.pdf), pois, caso a empresa não esteja legalmente credenciada, ou mesmo seu credenciamento estiver vencido, a certificação perderá a validade internacional, aliás, nem mesmo no Brasil terá validade e o tripulante em questão será desembarcado e obrigado a cumprir a certificação junto a uma empresa credenciada.

 CENTRO DE TREINAMENTO OU AGÊNCIA DE RECRUTAMENTO?

Geralmente, quando o futuro tripulante é aprovado por uma Empresa de Navegação ou Agência de Recrutamento, as mesmas indicam um centro de treinamento que seja credenciada para esta modalidade de curso, porém, “esteja atento!!!” você não é obrigado a fazer o curso nesta empresa. Faça uma pesquisa de mercado junto a outros centros de treinamentos e escolha o melhor preço e condições de pagamento. Algumas agências tentam coibir o futuro tripulante, quando o mesmo busca a sua certificação em outro centro de credenciamento que não seja o indicado por elas, todavia, não de atenção a isto, pois quem determina a legalidade e aceitação da certificação é a Marinha do Brasil, ou seja, nenhuma empresa de navegação ou mesmo uma agência, podem questionar uma certificação homologada pela Autoridade Marítima Brasileira, pois neste caso estarão ferindo diretos constitucionais e da livre concorrência.

INSCREVER NO CURSO CBSN(STCW) REALIZADO PELO GRUPO BERIT

As inscrições para o Curso CBSN(STCW) podem ser feitas previamente pelo site: www.grupoberit.com. No máximo em 02 dias úteis a secretaria do curso entrará em contato com o aluno pré-inscrito para orientá-lo quanto ao processo final de inscrição.

Fontes: Portal Marítimo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: