• Univali

  • Seja você também um profissional da construção naval!

  • Curta nossa FanPage

  • Equipe Ubá Suy Aram

    Desafio Solar Brasil

  • ANI

  • Livro de Regras ABS

    ABS - 2008
  • Principais Estaleiros no Mundo

  • Programação de Navios

    Programação de Navios
  • Arquivos

Diário de Bordo: Denúncia! Brasileiro não tem vez.

Denuncia de um leitor para o BlogMercante, que por razões óbvias não pode revelar sua identidade.

Prezados leitores do Blog Mercante,

Sou Oficial de Máquinas com uma experiência de aproximadamente 3 anos e trabalho em uma embarcação AHTS no litoral brasileiro em uma das empresas do Grupo São Miguel. É com grande tristeza que fico lendo fatos e relatos sobre a presença de “gringos” em nosso País. Atualmente trabalho na área offshore com a presença justamente desses “gringos”, só para se terem uma ideia passo o dia todo sem fazer nada, quando aparece alguma manobra na praça de maquinas ai sim eu sou intimado a realizar o serviço (abrir válvula, fechar válvula, ligar/desligar gerador).  Aqui a tripulação (Comandante, Imediato, Mestre, Chefe de Maquinas e Sub-Chefe) são todos estrangeiros e só conversam no idioma deles para nós brasileiros não sabermos o teor da conversa, os brasileiros de oficial só existe 01 de maquinas e outro de náutica. A internet a bordo é wire-less, e existe 01 ponto na praça de maquinas e outro no passadiço, o CFM passa o dia todo sentado em frente ao PC navegando na web e quando encontra algum brasileiro, até mesmo o oficial de maquinas, navegando na web é sinal de bronca, pois eles acham que nós não sabemos mexer em nada, somos do tempo da pedra. Uma vez fui perguntar ao SubChefe como se realizava uma manobra de recebimento/transferência de óleo, lastrar o navio, transferência/recebimento de água, ele só fez me dar as costas e sair, fez de conta que nem tinha escutado. Fico muito triste, pois em uma embarcação onde está em nosso país, a gente ser submetido ou até mesmo humilhado com essas pessoas que veem para o nosso País ganhar dinheiro e depois vão embora rindo, é brincadeira, é palhaçada uma coisa dessa. E para piorar a situação eles não estão nem ai para a lei de FUMO á bordo, eles pintam e bordam, fumam a onde querem, já denunciei a empresa que trabalho, mas até o presente momento não obtive nenhum resultado. Os manuais são todos nos camarotes do Chefe, então não temos acesso ao mesmo, fica complicado e muito difícil trabalhar dessa forma. Estou procurando outros contatos, pois até o presente momento esta muito difícil trabalhar assim. Sei muito bem que a empresa é seria e que é respeitada no nosso mercado, mas precisa abrir o olho urgente para que fatos como esses não se repitam.

Precisamos denunciar cada vez mais a presença deles e cobrar das autoridades responsáveis uma maior abordagem sobre o assunto da RN72, pois cada dia está ficando mais difícil e a tendência no meu modo de ver é piorar, será que vamos voltar a década de 90, onde muitos ficaram anos e anos na pedra?? Fica aqui o meu registro e alerta para que a nossa classe seja melhorada e cada vez mais e mais colocarmos em pratica a tal RN72.

Grande abraços a todos marítimos.

Fontes: Blog Mercante

Uma resposta

  1. Eu não trabalho na área mas, já ouvi que isso realmente acontece. Os estrangeiro não deixam os brasileiros fazerem nada e quando fazem são apenas serviços de limpeza! O pior é que como o autor do texto comentou, isso acontece em nosso país! A marinha já limita o número de estrangeiros a bordo, mas esses problemas ainda acontecem. Nunca seremos bom o bastante se continuar assim, e claro que não tem mão de obra qualificada, pois não as qualificam e quando são qualificadas são submetidos a esse tratamento em seus serviços.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: