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Viking Prince, PSV movido à LNG

Mais de 9 mil cavalos de força movidos à gás natural. A familiar companhia de navegação Eidesvik Offshore, repete o sucesso que foi o PSV Viking Lady, lançando uma nova classe de navios de suprimento movidos totalmente à gás natural liquefeito.

O novo navio que já entrará em operação à partir do dia 30 de Março, se chama “Viking Prince” que é gêmeo de outro navio que esta em construção no mesmo estaleiro na Noruega.

O navio desceu a carreira no ultimo dia 23, e já concluiu as provas de mar, já foram realizadas todas as cerimonias tradicionais como batismo e visita por familiares e autoridades locais. O interior do navio teve decoração escolhida por crianças de uma escola primária da cidade de Hasund que é aonde fica a matriz da Eidesvik.

Especificações Técnicas:

5800 – DWT
9971 – hp
89.60 – Comprimento
21.00 – Boca 
1050 – m² de área livre no convés de carga
VS489 – Classe do navio
DP Classe II
Propulsores: Full Azimutal
Gás Elétrico – Máquinas MCP

Propulsão movida à gás em um navio convencional, utilizando máquinas tri-fuel.

O novo navio dispõe de sistema de geração principal Tri-Fuel (3 combustíveis), isso graças aos 2 motores Wärtsilä 34DF (DualFuel), porem estas máquinas serão movidas à apenas gás natural.

Os duas principais máquinas estão acopladas à geradores que produzem 2610 kW/2510ekW; e mais dois grupos auxiliares menores com 6 cilindros também movidos à gás –  Wärtsilä 6L20DF

O navio utiliza um sistema de steerable thrusters, 2 x 2450 kW;  e na proa mais dois –  tunnel thrusters, 2 x 1000 kW;e um retractable thruster, 1 x 830 kW (hélice retrátil). Tudo isso elétrico, integrado em um sistema totalmente automatizado. A ideia é mover navios maiores com maior potencia instalada, porem com menor consumo e emissão de gases, e maior eficiência.

Motor auxiliar 6 cilindros modelo 20DF da Wärtsilä.

 

A Eidesvik optou por escolher uma configuração de apenas 1 único combustível para seu navio que é 100% movido à gás natural. Isto graças a combinação do uso de uma potente máquina projetada para consumir 3 combustíveis que são os motores da série 34DF, juntamente com os menores da série 20DF. Estas máquinas podem operar tanto com HFO tanto com MDO e usar também o gás natural como combustível principal.

O PSV Viking Prince utiliza 2 motores 34DF como este como meio principal de geração de energia para  mover o navio. O objetivo da  Eidesvik Shipping, é se tornar uma empresa mais competitiva e eficiente com frota nova, e tecnológica, o uso do gás natural como combustível principal em sua frota é meta da empresa.

Hoje a Eidesvik opera 5 navios movidos à LNG.

PSV Viking Prince – foto cortesia Eidesvik

 

Contribuído por: Erik Azevedo do Blog Mercante

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