• Univali

  • Seja você também um profissional da construção naval!

  • Curta nossa FanPage

  • Equipe Ubá Suy Aram

    Desafio Solar Brasil

  • ANI

  • Livro de Regras ABS

    ABS - 2008
  • Principais Estaleiros no Mundo

  • Programação de Navios

    Programação de Navios
  • Arquivos

Cem anos do Titanic: 10 de Abril de 1912

Prefácio: Em 31 de março de 1909 é dada a largada, e o “navio dos sonhos”, como era chamado, começava a ser construído. Foram dois anos inteiros montando essa gigantesca máquina, e em 1911 o casco é lançado ao mar pela primeira vez. A partir daí seriam implementados os detalhes do navio. Decoração, pintura e todo o resto, para que em 1912 o navio pudesse fazer sua viagem inaugural e encantar o mundo com seu tamanho, rapidez e beleza. Eram quase 300 metros de comprimento e pouco menos de 30 metros de largura, e sua velocidade poderia chegar a aproximadamente 45 km/h. Equipado com 29 caldeiras e cerca de 159 fornos, o que fazia com o que o navio se movimentasse eram milhares de toneladas de carvão.
Thomas Andrews, foi o arquiteto naval responsável pelo Titanic. Andrews já havia trabalhado com a “White Star Line” na construção do Olympic, outro gigantesco e luxuoso transatlântico. Seus projetos eram sempre muito cuidados e recebiam uma grande atenção para que qualquer erro fosse resolvido ainda na primeira viagem.

A 3 de Fevereiro de 1912, O Titanic deu entrada na Thompson Graving Dock, concluíram-se os acabamentos e iniciaram-se os testes de mar onde foram realizadas manobras para testes da embarcação e dos seus equipamentos.

No dia 2 de Abril partiu, sob o comando do Capitão Bartlett, para Southampton (a 570 milhas), o porto base para as viagens que começaria a realizar. Onde chegou na madrugada do dia 4 e iniciou o carregamento de carga e suprimentos, além de receber a bordo a maior parte da tripulação.

A embarcação ficou pronta para zarpar na sua viagem inaugural no dia 9 de Abril.

9 de abril de 1912. A um dia da partida o RMS Titanic está ancorado no porto, em Southampton. Ultimam-se preparativos, embarcam-se provisões. Os passageiros chegarão na manhã de dia 10...

No dia 10 de Abril, às 07:30 tomou o comando o Capitão Edward J. Smith, antigo comandante da Olympic. Este capitão tinha sido escolhido com cuidado. Era o mais experiente da companhia, em 35 anos de trabalho nunca sofrera nenhum acidente de maior. Era chamado o “capitão dos ricos” uma vez que era ele quem comandava os navios de luxo que transportavam milionários e famosos. Depois de 35 anos de trabalho esta seria a sua última viagem esperando-o.

Chega o grande dia:

______________________________________________________________________

8:00: Toda a tripulação é passada em revista. É realizado um exercício com os botes salva-vidas. Infelizmente isto é feito somente em dois botes, o no 11 e 15 de estibordo.

9:30-11:00: Barcos trazendo passageiros da segunda e terceira classe chegam e o passageiros começam a embarcar.

11:30: Os barcos com os passageiros da primeira classe provenientes de Londres.

12:00: Logo após o almoço, as poderosas sirenes do Titanic são acionadas, avisando de sua eminente partida. Todos que não fazem parte da tripulação nem dos passageiros começam a desembarcar. Muitos passageiros nesta fatídica viagem deveriam estar a bordo do   Oceanic e do Adriatic, mas foram transferidos para o Titanic devido a greve dos carvoeiros.

12:15: As âncoras são levantadas e o grande navio parte das docas com a ajudas de rebocadores. Destino Cherbourg, França, seguindo então para Queenstown, Irlanda, de onde prosseguiria para Nova Iorque, com data de chegada prevista para a quarta-feira da semana seguinte, 17 de Abril, pela manha. Durante a passagem corrente a baixo pelo rio Test, já sem ajuda dos rebocadores, o deslocamento de água causado pelo Titanic rompe as seis cordas de amarração do New York fazendo sua popa ir em direção do Titanic. Uma rápida ação de sua tripulação impede a colisão por apenas 1,2 m. Isto provoca um atraso de uma hora e junto com o incidente entre o Olympic e o Hawke indica a falta de familiaridades com navios deste tamanho por aqueles que o controlam.

13:00: O Titanic reinicia sua viagem em direção a Cherbourg

16:00: Barcos provenientes de Paris chegam a Cherbourg, onde é anunciado o atraso na chegada do navio.

17:30: Finalmente o Titanic chega a Cherboug, França, a apenas 38 km de distância através do Canal da Mancha. Os passageiros começam a ser embarcados nos barcos que os levarão ao Titanic.

18:30: O Titanic ancora no porto de Cherbourg com todas as luzes acesas. 22 passageiros embarcados em Southampton terminam aqui sua viagem. Alguma carga também é desembarcada.

20:00: 274 passageiros de Cherbourg já estão a bordo, e os barcos retornam para o porto.

20:30: OTitanic levanta âncora e parte para Queenstown, Irlanda, através do Canal da Mancha e ao redor da costa sul da Inglaterra, para pegar seus últimos passageiros.
________________________________________________________

Ao todo seriam pouco mais de 2.200 pessoas. Tudo transcorreria naturalmente nos dias seguintes. Seriam 4 dias navegando.

No embarque de passageiros, havia ricos e pobres, imigrantes que buscavam uma vida melhor.

A Partida de 10 de Abril de 1912

Os adeus a burguesia e a pobreza

Continua!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: