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Cem anos do Titanic: 14 de Abril de 1912

A bordo do Titanic, J. Bruce Ismay, adminisstrador e Diretor da White Star Line, urgiu fortemente para que o capitão aumentasse a velocidade do navio apesar do fato que era prática padrão manter as máquinas em marcha lenta, afinal das contas o navio era novo. Ismay estava ansioso em quebrar o recorde do Olympic afim de armazenar publicidade adicional. Ainda naquele sábado, 13 de abril, com 24 das 29 caldeiras acesas, Ismay foi escutado em conversação com o capitão onde falou sobre melhorar o desempenho do navio. Ismay declarou enfaticamente, “Você vê eles estão trancando a pressão. Tudo vai bem. As caldeiras estão trabalhando bem. Nós faremos melhor. Corra amanhã“.

09:00: A primeira mensagem relatando a presença de gelo é recebida pelo Titanic proveniente do S.S. Caronia notificando a presença de campos de gelo em 42o N, de 49o a 51o W, avistados em 12 de Abril. Alguns passageiros notam blocos de gelo passando pelo navio ao longo da manhã.

 10:30: A missa dominical é realizada no salão de jantar da primeira classe.

 11:40: O vapor holandês Noordam relata a presença de muito gelo aproximadamente na mesma posição da relatada pelo Caronia.

12:00: Na asa da ponte de navegação é medida a posição do navio com o sextante, e registrada a distância percorrida “546 milhas (878,6 km) desde o meio dia de sábado”.

13:42: S.S. Baltic envia a terceira mensagem recebida pelo Titanic avisando sobre icebergs e grande quantidade de gelo em 41o51′ N e 49o52’W, 402.3 km à frente do Titanic. Cap. Smith passa a mensagem para Ismay, o qual a guarda. Posteriormente ele a mostraria para alguns passageiros. S.S. Amerika, da Alemanha, e o navio mais próximo de Cape Race, Newfoundland, envia a quarta mensagem recebida. Talvez a mensagem mais importante recebida, ela relatava a presença de dois grandes icebergs em 41o27’W e 50o8’W, observados no mesmo dia. Esta mensagem nunca chegou a ponte de comando, possivelmente Jack Philips, operador do telegrafo do Titanic, não teve tempo para enviá-la ao capitão pois o aparelho de telegrafo quebrou pouco após o recebimento desta mensagem, tendo Phillips e Bride, seu substituto, passado grande parte do dia consertando o aparelho.

 17:50 as 19:15O Capitão Smith altera o curso do Titanic um pouco para sudoeste, talvez para evitar a presença de gelo. O segundo oficial Lightoller substitui o oficial chefe Wilde na ponte. O primeiro oficial Murdoch ordena o fechamento da escotilha do castelo de proa para que a luminosidade de dentro não interfira com os vigias no cesto da gávea.

19:30: Chega a quinta mensagem, transmitida do S.S. Californian para o S.S. Antillian reportando a presença de três grande icebergs ao sul de sua posição em 42o3’N e 49o 9’W, aproximadamente 80 km à frente do Titanic. A temperatura do ar é registrada como 0,5oC, 6 graus a menos que a registrada as 17:30.

20:55: O capitão se retira após o jantar e vai até a ponte onde comenta como oficial de guarda, segundo oficial Lightoller, sobre o tempo calmo e a noite clara apesar da falta da lua, assim como a visibilidade de icebergs durante ume noite sem luar. O Titanic faz 22 nós com 24 de suas 29 caldeiras ativadas.  

21:20: O Capitão se retira para seu quarto, dando ordens para ser acordado se algo acontecer. Lightoller manda os vigias no cesto da gávea ficarem alertas para icebergs até a manhã.

 21:40A sexta mensagem é recebida pelo Titanic proveniente do S.S. Mesaba relatando grande quantidade de gelo e grandes icebergs de 41oN a 41o25’N e de 49oW a 50o30’W, nas proximidades do Titanic. Novamente esta mensagem não chegou até a ponte. Supõe-se que Phillips estava muito ocupado trocando mensagens de passageiros com Cape Race para poder deixar a sala de telegrafo e levar a mensagem até a ponte. No total, seis mensagens alertam o Titanic da presença de um grande campo de gelo diretamente à frente.

22:00: O primeiro oficial William Murdoch assume a guarda, dispensando Lightoller é feita a troca de vigias. Os que entram são informados que devem ficar atentos a icebergs. A temperatura do ar é agora de 0o C. o céu está sem nuvens e o ar está claro.

 22:30: A temperatura do mar é agora de -2oC

 22:55 as 22:55O S.S.Californian, parado em um campo de gelo ao norte do Titanic envia a última mensagem recebida pelo Titanic. Phillips, operador de telegrafo do Titanic corta a mensagem do Californian, avisando que estava em contato com Cape Race. O operador do Californian continua a ouvir as mensagens do Titanic até as 23:30.

23:30: O único operador de telegrafo do S.S. Californian, terminando seu serviço do dia, desliga seu equipamento e vai para a cama como de costume. Frederick Fleet e Reginald Lee, vigias da noite, assumem seus postos para observar o mar à frente e avisar a ponte de qualquer perigo iminente. Sem binóculos, eles se esforçam para poder visualizar qualquer perigo à frente quando eles notam uma indistinta cerração aparecendo diretamente à frente.

23:40: Inesperadamente Fleet, observa uma grande forma escura indistinta elevando-se 18 metros acima da superfície e que ele reconhece como sendo a ponta de um iceberg a aproximadamente 460 metros diretamente a frente, e rapidamente toca o sino de aviso três vezes e imediatamente avisa a ponte, “iceberg diretamente a frente”. O sexto oficial Moody na ponta recebe a mensagem e imediatamente a passa para Murdoch o qual ordena tudo a estibordo no timão enquanto pelo telegrafo de bordo ordena a parada seguida de reversão total dos motores. Irá levar ainda alguns segundos para o imenso navio iniciar sua curva à esquerda. Infelizmente, devido aos poucos testes realizados com o navio, não se sabia quanto tempo, nem qual a distancia necessária para que ele realizasse tal manobra. Após a proa virar dois pontos (10 graus), o iceberg atinge o navio diretamente a estibordo gerando um tremor sentido por todo o navio. Murdoch imediatamente fecha as portas a prova d’água a baixo da linha d’água fechando os compartimentos estanques e prendendo para sempre muitos trabalhadores no interior do Titanic. À 22 nós, a colisão dura apenas 10 segundos, mas o suficiente para a colisão causar sérios danos estruturais ao casco. No total foram apenas 32 segundos entre o avistamento e final da colisão  O impacto é notado por vários passageiros como um tremor seguido por um rangido metálico.

23:41: O Capitão chega a ponte onde recebe o relatório do acontecido, é ordenada parada totaldos motores.

23:50: 10 minutos após a colisão a água já atinge 4 metros acima da quilha e inunda completamente todos os compartimentos danificados à exceção da casa de caldeiras número 5. O iceberg havia danificado o casco cerca de 3 metros acima da quilha e por uma distância de aproximadamente 92 metros. A água entra rapidamente pelo porão de vante, pelos porões de carga 1, 2 e 3, e pelas salas de caldeiras 5 e 6, a qual apresenta 8 pés de água. Os motores são colocados em “à frente devagar”.

Estas fotos foram tiradas em 20 de abril de 1912, uma semana após o naufrágio do Titanic, eles mostram o que se acredita ser o iceberg responsável pela catástrofe. Apenas este iceberg que estava presente nesta área onde o navio afundou e havia rumores de que um traço de tinta vermelha nele.

 Continua!

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