• Univali

  • Seja você também um profissional da construção naval!

  • Curta nossa FanPage

  • Equipe Ubá Suy Aram

    Desafio Solar Brasil

  • ANI

  • Livro de Regras ABS

    ABS - 2008
  • Principais Estaleiros no Mundo

  • Programação de Navios

    Programação de Navios
  • Arquivos

Equipe do INP vai construir um taxi movido à energia solar

Paraty será a primeira cidade do Brasil a ter “Taxi Solar”. O Instituto Náutico de Paraty (INP), com o apoio da Associação Cairuçu, deu início ao projeto de construção da embarcação que servirá para o turismo e utilizará energia solar para seu funcionamento. Atualmente já está em fase de construção pelo INP, o catamarã para turismo que vai ser utilizado em passeios pela baía de Paraty, operando como embarcação em cooperação com pousadas e hotéis da região, oferecendo uma opção diferenciada de turismo náutico.

O Taxi Solar do INP é a primeira embarcação brasileira com propulsão elétrico-solar projetada especificamente para turismo. Ela percorrerá diversos trajetos pelas praias e ilhas da região, bem como, os rios que cortam a cidade, sem poluir e em total silêncio, de forma a harmonizar-se com Paraty e sua natureza.

O transporte aquaviário é econômico, e possui o menor custo por peso transportado. Estudos referentes ao uso de propulsão elétrica têm se intensificado progressivamente ao longo dos últimos anos e gerando produtos comercialmente em operação por todo o mundo.

Os avanços tecnológicos permitem a produção de motores elétricos de eficiência bastante superior aos motores de combustão interna. Motores elétricos não poluem e têm a vantagem de serem silenciosos – características atraentes ao crescente mercado de embarcações de recreio e turismo.

A viabilidade de embarcações com propulsão elétrica se evidencia com o avanço na eficiência dos sistemas eletrônicos de controle de potência, baterias com maior relação de energia armazenada por peso e a disponibilidade de materiais mais leves e resistentes.

Sobre a Equipe Solar do INP

Alunos da Escola de Vela do Instituto Náutico Paraty formam a equipe Solar do INP. Composta por jovens de entre 15 e 19 anos, a equipe construiu e competiu no rali de barcos solares Desafio Solar Brasil (DSB) desde a primeira edição, realizada em outubro de 2009. Os alunos se engajaram com afinco e motivação em todas as etapas de construção dos catamarãs solares VDC1 e VDC2, obtendo boas colocações nas competições.

A escola tem como objetivo a construção e análise de desempenho de sistemas e embarcações solares, que constituem um programa completo de qualificação de jovens para o trabalho com sistemas solares e seus constituintes.

A unidade atende a capacitação de aprendizes em profissões ligadas ao uso, instalação e manutenção de equipamentos elétricos, colaborando em atender a demanda do mercado por recursos humanos para atuar no segmento de fontes alternativas de energia, setor de transporte aquaviário e de eletricidade embarcada.

Com as informações – Diário do Vale

Fonte: Portal Marítimo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: