• Univali

  • Seja você também um profissional da construção naval!

  • Curta nossa FanPage

  • Equipe Ubá Suy Aram

    Desafio Solar Brasil

  • ANI

  • Livro de Regras ABS

    ABS - 2008
  • Principais Estaleiros no Mundo

  • Programação de Navios

    Programação de Navios
  • Arquivos

Mar Limpo II, o primeiro OSRV do Brasil

A Brasbunker entregará nesta sexta-feira (20) sua mais nova embarcação, o Oil Spill Recovery Vessels (OSRV) Mar Limpo II, que irá ser operado por uma equipe da própria empresa, atendendendo a um contrato com a Petrobras – com duração de 8 anos, prorrogáveis por mais oito. A embarcação, projeto do Estaleiro São Miguel, executado em parceria com a Rolls Royce, é a primeira a ser construída no Brasil e será totalmente dedicado a atuar em áreas de vazamentos. O Mar Limpo II somou investimentos da ordem de R$ 71 milhões, com mais de 70% de conteúdo local.

Este é o primeiro da frota de embarcações que serão finalizadas pela companhia até 2014 (Mar Limpo III,IV,V,VI e VII), o que dará qualidade, agilidade e segurança às operações de recolhimento de óleo no mar, seja nas áreas do pós ou pré-sal.

O Mar Limpo II reúne o estado da arte em equipamentos para atuação em vazamentos no oceano, como radares capazes de detectar derramamentos de óleo em um raio de 20km, mostrando inclusive a espessura da mancha, e  um sistema de posicionamento dinâmico que dá inteligência às ações no mar. Este OSRV é o único projetado exclusivamente para esta função.

A embarcação conta com um skimmer que tem capacidade de drenar 250 mil litros de resíduos por hora, além de tanques para o armazenamento de até 750 mil litros de material coletado – a embarcação drena o equivalente a 250 caixas d’água de 1.000 litros cada por hora. Possui também o workboat à bordo, que permite se aproximar da mancha de óleo e cercá-la com rapidez, impedindo que o derramamento se expanda – um investimento de cerca de R$ 2,4 milhões. Outra importante ferramenta é o firefight, com alcance para extinguir focos de incêndio em líquidos inflamáveis.

A construção do navio levou 22 meses, e atende a todos os padrões internacionais de qualidade, economia, conforto e sustentabilidade – todos os resíduos produzidos durante a operação são tradados. Com uma tripulação de 12 pessoas, o Mar Limpo II conta com backup dos principais equipamentos, o que garante ainda mais segurança às operações.

Para Renato Nascimento, presidente do Grupo Brasbunker, este é um marco da capacidade da indústria naval do Brasil.

“O Estaleiro São Miguel está orgulhoso de ter desenvolvido o projeto do Mar Limpo II dentro dos prazos e dos orçamentos. Entregar um navio com tanta complexidade, e com recursos inéditos no país, é a prova de que estamos preparados tanto tecnologicamente como profissionalmente para dar conta das demandas que cada vez serão mais intensas na crescente indústria do Petróleo e Gás”, afirma.

O executivo destaca que o próximo OSRV do grupo será entregue com menos dois meses de tempo na produção, e que este tempo deverá ser o mesmo gasto para construir os demais navios que começarão a renovar a frota nacional.

Para a construção do navio, o Grupo Brasbunker gerou, entre empregos diretos e indiretos, 3 mil postos de trabalho

Especificações Técnicas:

Mar Limpo II

– PSV (Plataform Supply Vessel – Carrying of pipes and deck cargo, Liquid cargo Fuel Oil and Fresh Water);

– OSRV  (Oil Spill Recovery Vessel – Flash point below 60 degr. C);

– Oil Spill Dispersing;

– External Fire Fighting IMO Class I;

– Dynamic positioning DP-1;

– Clean Class and Confort Design;

– Comprimento Total – 61,70 m;

– Boca – 14,0 m;

– Calado – 5,0 m.

Notação de Classe: Det Norske Veritas (DNV) +1A1, SF, E0, OILREC, Fi-Fi I, DYNPOS AUT (DP1), Clean Clas.

Fonte: Portal Naval

3 Respostas

  1. Alguma empresa brasileira tem condições de fazer este tipo de embarcação ?

  2. […] and detect illegal commercial fishing activity.  We spotted an oil spill response vessel, the Mar Limpo II, operating in the Campos Basin about 45 miles southwest of the smoke-plume location. Judging by its […]

  3. […] and detect illegal commercial fishing activity.  We spotted an oil spill response vessel, the Mar Limpo II, operating in the Campos Basin about 45 miles southwest of the smoke-plume location. Judging by its […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: