• Univali

  • Seja você também um profissional da construção naval!

  • Curta nossa FanPage

  • Equipe Ubá Suy Aram

    Desafio Solar Brasil

  • ANI

  • Livro de Regras ABS

    ABS - 2008
  • Principais Estaleiros no Mundo

  • Programação de Navios

    Programação de Navios
  • Arquivos

Indústria naval volta a crescer e gerar emprego

O governo federal autorizou o investimento na construção de novos estaleiros no país e a Petrobras encomendou cem embarcações para o estado de São Paulo. A previsão é abrir, nos próximos meses, cerca de 24 mil empregos diretos e indiretos.

Após 20 anos sem investimentos públicos, a construção naval deve receber R$ 2,3 bilhões para a instalação de 17 estaleiros.  Em São Paulo, as cidades beneficiadas serão Araçatuba, no interior do estado, Santos e Guarujá, no litoral.

A  Transpetro, empresa de logística da Petrobras, lançou o edital para a construção de 80 barcaças e 20 empurradores, que serão usados na hidrovia Tietê-Paraná. O investimento faz parte do Promef (Programa de Modernização da Frota de Navios Brasileiros), que já tem duas versões.

O governo paulista vai construir cinco barragens para tornar o Rio Tietê navegável de Anhembi (a 232 km da capital) até  Salto (a 98 km da capital). O Rio Tietê tem oito barragens (três delas na região metropolitana).

De acordo com o Departamento Hidroviário do estado, está em análise um projeto para uma nova barragem na região de Piracicaba. Atualmente são 800 km de via navegável no Tietê. Após as intervenções, esse número  deve subir para 1.055 km. O investimento do governo estadual gira em torno de R$ 1,7 bilhão. Todo o esforço para ampliar a navegação pelo Rio Tietê também favorece o setor de construção de embarcações.

emprego/ Com cerca de 60 mil empregos diretos e 240 mil indiretos, a indústria naval brasileira tem necessidade de mão de obra especializada e perspectivas de mais contratações para os próximos meses. Uma das atividades mais procuradas é a de soldador. Só de alpinistas industriais o setor emprega 1,2 mil trabalhadores.

Com as informações: Rede Bom dia/industrianaval

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: