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Rolls-Royce projetará mini hidrojatos para embarcações não tripuladas‏

A Rolls-Royce projetará hidrojatos de alta eficiência para impulsionar embarcações de superfície não tripuladas da Marinha dos Estados Unidos.

Exemplo de um hidrojato – modelo Kamewa – já produzido pela Rolls-Royce

Os novos hidrojatos representarão o projeto de menor dimensão já feito pela Rolls-Royce, com um diâmetro de apenas 100 milímetros. Por isso, ele impulsionará a embarcação de forma bastante silenciosa em missões controladas remotamente que incluem inteligência, vigilância e reconhecimento.

A Rolls-Royce projetará os hidrojatos como peças de um sistema de propulsão bem pequeno e inovador, que faz parte do projeto Small Business Innovative Research (SBIR) – Pesquisa de Inovação para Pequenos Negócios –, financiado pelo governo norte-americano e desenvolvido pela Candent Technologies Inc.

O diretor de programas avançados da divisão de Marinha Naval da Rolls-Royce, Dennis Duke, exaltou a tecnologia utilizada pela empresa britânica: “Projetamos e adaptamos nossa inovadora tecnologia de hidrojatos como parte de um sistema de propulsão altamente eficiente que faz com que essas avançadas embarcações não tripuladas consigam cruzar mares e rios, muitas vezes durante meses consecutivos”, afirmou Duke.

“Embarcações não tripuladas representam um setor de rápido crescimento e orgulho dentro de tecnologias navais e estamos bastante felizes em trabalhar junto à Candent e à Marinha dos EUA no desenvolvimento desse inovador sistema de propulsão”, completou o executivo.

Conhecida como MUSCL, esse tipo de embarcação não tripulada de superfície é da classe X e é projetada para reduzir o risco em relação à utilização de forças tripuladas e realizar serviços de vigilância repetitivos e tediosos. O jato d’água fornecerá propulsão para mover a embarcação a velocidades de até 25 nós, assim como manter uma velocidade de cruzeiro de 15 nós.

A Rolls-Royce constrói uma série de hidrojatos que impulsionam diversas embarcações, desde pequenos barcos de patrulha, até grandes navios e os mais rápidos ferries do mundo. Esses equipamentos oferecem altos níveis de manobra e eficiência e são exclusivamente adaptados para embarcações que operam em águas rasas.

Fontes: Rodrigo M. Barbosa/Rolls-RoyceGroupplc

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