• Univali

  • Seja você também um profissional da construção naval!

  • Curta nossa FanPage

  • Equipe Ubá Suy Aram

    Desafio Solar Brasil

  • ANI

  • Livro de Regras ABS

    ABS - 2008
  • Principais Estaleiros no Mundo

  • Programação de Navios

    Programação de Navios
  • Arquivos

Brasil utiliza economicamente mais de 20 mil quilômetros de vias interiores navegáveis

Imagem

O Brasil dispõe, atualmente, de 20.956km de vias interiores economicamente navegadas. A Gerência de Desenvolvimento e Regulação da Superintendência de Navegação Interior da ANTAQ chegou a esse número após um levantamento detalhado sobre o transporte fluvial nacional.

“Esse estudo tem importância devido a proporcionar uma melhor compreensão da dimensão do transporte aquaviário brasileiro, fornecendo subsídios ao planejamento de políticas de transporte, ações fiscalizatórias e de regulação do setor, estas duas últimas a serem utilizadas pela ANTAQ”, afirmou o superintendente de Navegação Interior da Agência, Adalberto Tokarski.

A ANTAQ considera via economicamente navegada aquela em que há algum registro de utilização por Empresa Brasileira de Navegação na prestação dos serviços de transporte longitudinal de cargas e misto (passageiros e cargas) na navegação interior. “O estudo buscou em fontes oficiais dados para a atualização da extensão das vias fluviais economicamente navegadas”, disse o gerente de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior, José Renato Ribas.

Dos 20.956km navegados em 2011, 19.764km foram utilizados para transporte de carga e 6.360km para o transporte misto de passageiros e cargas. Há 1.192km utilizados exclusivamente no transporte misto. Relativamente à malha prevista pelo Plano Nacional de Viação (PNV), que é de 41.994km, os 20.956km navegados na atualidade equivalem a 49,9% da malha.

Saiba mais – A metodologia adotada foi a da análise dos registros de operação de carga do Sistema de Desempenho Portuário – SDP/ANTAQ, do Sistema Mercante/MT, da Eletronorte (operadora das eclusas de Tucuruí), da Administração da Hidroviária do Paraná–AHRANA, do Departamento Hidroviário da Secretaria Estadual de Transportes de São Paulo – DH/SEST/SP e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.

Brasil: vias economicamente navegadas

PARAGUAI – 592km

PARANÁ-TIETÊ – 1.495km

SÃO FRANCISCO – 576km

SOLIMÕES-AMAZONAS – 16.797km

SUL – 514km

TOCANTINS – 982km

TOTAL: 20.956km

Fonte: Portos e Navios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: