• Univali

  • Seja você também um profissional da construção naval!

  • Curta nossa FanPage

  • Equipe Ubá Suy Aram

    Desafio Solar Brasil

  • ANI

  • Livro de Regras ABS

    ABS - 2008
  • Principais Estaleiros no Mundo

  • Programação de Navios

    Programação de Navios
  • Arquivos

Recorde mundial de velocidade em barco à vela é quebrado!

Depois de dez anos tentando bater o recorde mundial de velocidade de barco à vela, o australiano Paul Larsen finalmente alcançou o objetivo, no dia 12 de novembro, na Baía de Walvis, na Namíbia. O velejador conseguiu atingir 63,5 nós, o equivalente a 117 km/h, superando a marca de 55,65 nós do americano Rob Douglas, estabelecida em 2010.

Larsen estava a bordo do Vestas Sailrocket 2, construído com objetivo específico de quebrar o recorde de velocidade com o sistema de hidrofólio que permite levantar o casco da embarcação acima do nível da água, com o aumento progressivo da velocidade. Nos primeiros testes realizados, o VSR2 já atingiu a velocidade de 54,4 nós (aproximadamente 100 km/h). A marca ainda precisa ser verificada pelo Conselho Mundial de Recordes à Vela (WSSR).

O design do veleiro VSR2 foi projetado em parceria com a AEROTROPE e inclui sistema de vela ou “asa” com design especial, com recursos para aumentar a velocidade e, ao mesmo tempo, evitar o comportamento de cavitação que acontece quando a embarcação atinge velocidades acima de 50 nós na água.

O VSR2 possui espaço para até 2 pessoas e estrutura em fibra de carbono (GURIT) com reforço de titânio. A embarcação conta com comprimento e largura iguais de 12,2 metros e peso de 275 kg. A área total da vela ou asa é de 22 metros quadrados totais ou 18 metros quadrados reais, pois a estrutura da vela é composta por módulos especiais entrelaçados.

A estutura da vela (com 65-70 kg) é composta por tubos e vergas de fibra de carbono e isopor, com uma inclinação de 30 graus para se contrapor à inclinação oposta do hidrofólio. A vela é recoberta com uma camada de poliéster produzida pela HIFI films que oferece resistência ao ar suficiente para a movimentação da embarcação.

O VSR2 possui sistema de navegação computadorizado desenvolvido pela COSWORTH com registro de dados do desempenho das várias partes da embarcação e análise da força e direção dos ventos. Além disso, o VSR2 possui sofisticado sistema de GPS (Trimble GPS) que permite detectar a posição exata da embarcação com margem de erro de centímetros.

A embarcação e o sistema de hidrofólio foram construídos na Ilha de Wight e em Bristol (Reino Unido) e, em seguida, foram transportados para a base de testes da VESTAS localizada na Namíbia. As demais peças de vigamento foram fabricadas pela MARLOW ROPES, enquanto que sistemas mecânicos internos, polias e hardware foram desenvolvidos pela SPINLOCK e pela HARKEN.

Vale a pena conferir!

Mais videos:

Fontes: Info Jornal e Redação Bom Barco

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: