• Univali

  • Seja você também um profissional da construção naval!

  • Curta nossa FanPage

  • Equipe Ubá Suy Aram

    Desafio Solar Brasil

  • ANI

  • Livro de Regras ABS

    ABS - 2008
  • Principais Estaleiros no Mundo

  • Programação de Navios

    Programação de Navios
  • Arquivos

Fibras e seus Tipos de Filamentos e Tramas

Por Barracuda Composites

Vários tecidos planos são fabricados a partir de uma série de configurações, peso, espessura dos filamentos e tratamento térmico e além deles existem uma variedade de tecidos multiaxiais fabricados com fibras de vidro, kevlar® e carbono.

Os tipos de construção disponíveis devem ser ajustados de acordo com o requerimento de projeto, resistência e tipo de sistema de laminação. Os tecidos podem ser encontrados em diferentes gramaturas, largura, tipos de trama, acabamento superficial compatível com vários sistemas de resina e orientação das fibras que variam entre:

Bidirecionais 0º/90º

Nas tramas bidirecionais as fibras correm em duas direções perpendiculares de 0°/90°. Estão disponíveis em uma grande variedade de tramas que terão diferentes características, as mais comuns são a plana, basket ou twil.

Tramas Bidirecionais

Tramas Bidirecionais

Unidirecionais 0º

Tecidos unidirecionais são tecidos em que a maioria das fibras corre numa única direção. Uma pequena quantidade de fibra ou outro material pode correr em outra direção com a principal intenção de mantes as fibras primárias juntas.

Unidirecionais

Unidirecionais

Biaxiais 0/90º, 45º/45º

São formados por dois tecidos unidirecionais que não se cruzam, ligados por uma fina trama de fios de poliéster. Como os fios ficam exatamente alinhados com a direção principal das tensões, sua resistência é aproximadamente 40% maior do que os tradicionais woven rovings. Em geral, o peso total do laminado é reduzido em 25%, o que é um ganho expressivo quando se trata estruturas de alta performance. Esses tecidos biaxiais são produzidos em direções ortogonais [0°/90°] ou oblíquas [45°/-45°] [60°/-60°], em várias gramaturas. Os padrões em direções não ortogonais são muito conhecidos como double bias.

Biaxiais 0/90º, 45º/45º

Biaxiais 0/90º, 45º/45º

Triaxiais 0º/45º/-45º, 90º/45º/-45º

Os tecidos triaxiais apresentam três ou mais camadas unidirecionais alinhadas em diferentes direções. Normalmente, tecidos triaxiais são comercializados nas direções [0°/45°/-45°] ou [90°/45°/-45°].

Triaxiais 0º/45º/-45º, 90º/45º/-45º

Triaxiais 0º/45º/-45º, 90º/45º/-45º

Quadriaxiais 0º/90º/45º/-45º

Os tecidos quadriaxiais apresentam quatro camadas unidirecionais alinhadas em diferentes direções. Normalmente, esses tecidos são comercializados em direções de [45º, 0º, 90º e -45º].

Tramas Quadriaxiais

Tramas Quadriaxiais

Informe-se!

 www.barracudacomposites.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: