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Rolls-Royce fornecerá hélice de alta resistência para navio quebra-gelo

Hélice de passo variável

A Rolls-Royce fornecerá uma hélice de alta resistência e passo variável para uma nova embarcação quebra-gelo, operada pela Fednav Limited. O navio transportará níquel e cobre do Canadá para a Europa, através do Ártico.

A canadense Fednav Limited, uma das maiores operadoras do mundo de navios quebra-gelo, recentemente fechou um contrato de longo prazo com a companhia de mineração Canadian Royalties Inc. No acordo está previsto o transporte de concentrados provenientes da mina Nunavik Nickel, no norte de Quebec.

A nova embarcação, um graneleiro quebra-gelo com porte bruto de 25.000 toneladas, será projetada e construída pela Universal Shipbuilding Corporation, no Japão. De modo a atender a rigorosos requisitos operacionais e de design, o navio contará com um casco reforçado, capaz de permanecer em equilíbrio ao atravessar blocos de gelo de até 1,5 metros de espessura.

A Rolls-Royce é líder mundial em projeção e comercialização de hélices quebra-gelo. Para a nova embarcação da Fednav, o modelo a ser fornecido será o Kamewa, composto por bronze, alumínio e níquel e com diâmetro de 6,5 metros. O navio pesará 45 toneladas e será impulsionado por um motor a diesel de 21.7MW (o equivalente a 29.000 cavalos).

A hélice será montada dentro de um bico de aço, o que a protegerá de blocos de gelo flutuantes e aumentará a impulsão do navio enquanto atravessa blocos de gelo. Quando navega em mar aberto, a embarcação utiliza um terço de sua potência e navega a 13 nós. Por outro lado, no momento em que atravessa blocos espressos de gelo, o navio precisa de toda a sua força para manter uma velocidade de três nós.

O presidente da Rolls-Royce para a América do Sul, Francisco Itzaina, exaltou o contrato e a importância da tecnologia Rolls-Royce: ”Estamos muito felizes com a escolha da Fednav por nossa hélice de alta resistência para operar em uma das rotas mais duras de se navegar no mundo. Nossa tecnologia quebra-gelo permite que os nossos clientes operem durante todo o ano no transporte de cargas valiosas para seus mercados globais”, afirmou o executivo.

“A Fednav já provou a sua capacidade nesse tipo específico de operação e esperamos continuar o trabalho com eles durante a construção dessa poderosa embarcação e sua entrada em operação”’, acrescentou Itzaina.

A canadense já opera o graneleiro quebra-gelo mais poderoso do mundo – o Umiak I – que enfrenta as mais difíceis condições no Ártico, como blocos compactos de gelo e icebergs. Assim como a nova embarcação, o Umiak I conta com uma hélice Rolls-Royce de passo variável, que permite ao capitão mudar rapidamente a direção do navio quando é necessário desviar de algum bloco de gelo.

Hélices de passo variável são diferentes das fixas, já que permitem que a embarcação mude de velocidade ou direção sem alterar o sentido de rotação ou o ritmo da hélice e do motor. Deste modo, o navio ganha em capacidade de manobra e, ao mesmo tempo, em eficiência energética.

Fontes: Rolls-Royce

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