• Univali

  • Seja você também um profissional da construção naval!

  • Curta nossa FanPage

  • Equipe Ubá Suy Aram

    Desafio Solar Brasil

  • ANI

  • Livro de Regras ABS

    ABS - 2008
  • Principais Estaleiros no Mundo

  • Programação de Navios

    Programação de Navios
  • Arquivos

PREPOM 2013

CURSO

A PARTIR DE FEVEREIRO DE 2013, será divulgada a relação dos Cursos de Formação e Especiais, oferecidos pela Capitania dos Portos do Paraná, em 2013, com seus respectivos editais com todas as informações necessárias aos candidatos.

Os cursos de Aperfeiçoamento para Aquaviário (APAQ) Máquinas e Convés, cujo propósito é aperfeiçoar o aquaviário para as funções inerentes às categorias de Condutor de Máquinas e de Contramestre serão aplicados em duas fases, sendo a primeira através de módulos específicos para marítimos (educação à distância) e a segunda o ensino presencial,
aplicado no Centro de Instrução (CI) CIAGA, somente pelo aluno aprovado na primeira fase.

Para inscrição na fase à distância (Estudo a Distância) o candidato deverá comparecer ao EPM da Capitania com a documentação prevista nos Editais Permanentes para cada tipo de curso. Para inscrição / matrícula na fase presencial a Capitania deverá obedecer aos períodos estabelecidos pelo CIAGA. Poderão candidatar-se: o Marinheiro de Convés ou Máquinas com mais de dois anos de embarque nesta categoria e o ex-praça (SO ou SG) do Quadro de Praças da Armada e do Corpo Auxiliar de Praças, com 1(um) ano de embarque na Marinha do Brasil (MB), exceto os excluídos a bem da Disciplina. Informações consideradas úteis:

a) Os Cursos de Formação, antigos CFAQ-II-III-C/M e CS/T foram revisados /
atualizados em 2012. Na nova sistemática denominam-se CFAQ I-C, CFAQ-I-M e CFAQI-CS/T (convés, máquinas, câmara e saúde / taifeiro). – Os currículos dos cursos CFAQ-I C e CFAQ-I M, foram elaborados de modo a atender as emendas de Manila, 2010, a Convenção STCW-78 e preveem, além do período escolar, um Período de Instrução no Mar (PIM) com duração de dois meses.

O PIM será cumprido nas embarcações previstas nos currículos e cujos CTS exijam as categorias MOC/MNC e MOM/MNM, mediante convênio com empresas de navegação, conforme subitem 2.24 da NORMAM-30/DPC Vol. I. A carga horária do curso deverá ser de nove horas (período integral, provavelmente de 08h30 às 16h00). Outra mudança importante é que deve ser feito um curso para cada categoria não havendo mais a possibilidade de escolha ao final do curso. Isto também é valido para o grupo de Câmara e Saúde.

Para saber mais sobre o PIM acesse: BlogMercante

b) O Curso Especial de Familiarização de Navio Tanque (EFNT) foi extinto em 2012 e na nova sistemática desmembrou-se em dois cursos que são:

– ESPECIAL BÁSICO DE NAVIO TANQUE PARA GÁS LIQUEFEITO (EBGL);e
– ESPECIAL BÁSICO DE NAVIO TANQUE PETROLEIRO E PARA PRODUTOS QUÍMICOS (EBPQ).

Existe a previsão de realização de um EBGL e um EBPQ em 2013. A principio quem possui o EFNT não necessita realizar os novos cursos. c) O Curso de Formação de Aquaviário Especial (CFAQ E) que formavam marinheiros auxiliar de máquinas ou convés (MAC ou MAM) sem progressão na carreira foi extinto e no seu lugar foi criado o CFAQ I C / M com maior carga horária e inclusão de matérias da área ambiental e continuam formando os mesmos MAC ou MAM.

Seu propósito principal é regularizar a situação de quem já vem exercendo a profissão de forma irregular devendo ser bastante restringida a sua aplicação como meio de ingresso na Marinha Mercante. Devido as alterações curriculares e características físicas da área de jurisdição, este curso só deve ser ministrado na CPPR e não mais fora de suas instalações. Nos últimos três anos foram ministrados mais de quatorze cursos na área de jurisdição da CPPR. Não há
previsão deste curso para o ano de 2013.

d) Procedimentos para certificados e etiquetas de curso – Os certificados dos cursos,de acordo com as normas em vigor, serão arquivados pelo período de um ano após término do curso. Depois serão destruídos e a emissão de 2º via será mediante o pagamento de GRU no valor de trinta reais (R$ 30,00). O procedimento para quem possui certificado de curso e deseja etiqueta do mesmo na CIR é requerê-lo no (GAP) Grupo de Atendimento ao Público, para isso, o requerente deverá apresentar sua CIR, o certificado original do curso juntamente com uma cópia que será autenticada pelo protocolista.

e) Emissão de Guia de Recolhimento (GRU) – Ver site da CPPR ou da Diretoria de Portos e Costas (DPC).

PERÍODO DE INSCRIÇÕES EM CURSOS – CIAGA

EDITAL PREPROM 2013

Para mais informações:

Capitania dos Portos do Paraná
Rua Benjamin Constant, 707- Costeira – Paranaguá – PR.
CEP: 83.203-190 – Tel. 41-3422-3033 – 3721-1500
E-mail: secom@cppr.mar.mil.br
Horário de Atendimento ao público: 08h30 às 11h30 de segunda a sexta-feira

Contribuição: José Bicca Larré 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: