• Univali

  • Seja você também um profissional da construção naval!

  • Curta nossa FanPage

  • Equipe Ubá Suy Aram

    Desafio Solar Brasil

  • ANI

  • Livro de Regras ABS

    ABS - 2008
  • Principais Estaleiros no Mundo

  • Programação de Navios

    Programação de Navios
  • Arquivos

Estaleiros no Rio Grande do Sul e seus desafios

A nascente indústria naval e oceânica do Rio Grande do Sul terá que ser competitiva para ter continuidade. Neste sentido, vale um alerta para a importância primordial da preparação e qualificação de recursos humanos para o setor. Seria simplificar, perigosamente, restringi-la ao treinamento de soldadores, por mais essencial que seja esta mão de obra especializada. É também inquestionável que o Estado conta com um Senai competente e um parque metalmecânico desenvolvido.

No entanto, os requisitos da indústria da construção naval e oceânica vão muito além. Na área de produção, ela se sustenta também na eletromecânica e na eletroeletrônica, entre outras capacitações, que abrangem uma enorme gama de profissionais especializados, inclusive soldadores. Logo, ao tratar da formação profissional e qualificação, teremos que ser mais abrangentes.

As necessidades projetadas indicam que os atuais contratos demandarão 60 mil trabalhadores. Técnicas de produção sinalizam que nos estaleiros, ou seja, nas instalações de fabricação das estruturas e dos cascos, edificação dos componentes, integração dos sistemas e comissionamento, trabalharão na ordem de aproximadamente 20 mil executores, além de técnicos de nível médio e superior, colaboradores administrativos e gestores. Além dos executores, será preciso formar mais 2.200 supervisores de produção, atuando em dois níveis de responsabilidade.

Negligenciar esses aspectos significa comprometer a qualidade e prejudicar o cumprimento dos prazos de entrega, o que poderá ser fatal para o futuro do Polo Naval gaúcho.

Miguel Pires, Engenheiro naval, diretor da Synthesis, da construção naval e transportes aquaviários/RS.

 

Fonte: Jornal do Comércio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: