BARRACUDA projeta o Aquário Municipal do RJ

Localizado na área portuária da cidade do Rio de Janeiro, o Aquário Municipal do Rio está em construção acelerada. Nas instalações estão previstos: um tanque principal e 27 tanques secundários em um total aproximado de 5 milhões de litros d’água, que receberão 12 mil animais marinhos.

A equipe de engenharia da Barracuda Composites é responsável pelo projeto dos tanques em material composto, que foram projetados utilizando análise estrutural através do método de elementos finitos e serão construídos em sistema sandwich por infusão à vácuo, utilizando ferramentas de determinação computacional do escoamento de resinas através do software Polyworx.

A cidade terá o maior aquário da América Latina que proporcionará aos visitantes a sensação de estar no meio do oceano, entretanto o projeto vai além de uma simples atração turística, pois ele possui um apelo ambiental. Em parceria com o Departamento de Biologia Marinha da Universidade Federal do Rio de Janeiro, serão desenvolvidas pesquisas científicas, preservação da biodiversidade e conscientização ambiental. Outras medidas sustentáveis são adotadas como a captação de águas pluviais para instalação hidráulica sanitária e geradores de energia limpa.

O projeto, que recebe consultoria da Barracuda para garantir a utilização de materiais de alta tecnologia, será uma atração responsável por difundir uma política de educação ambiental a fim de preservar um dos maiores bens do planeta, o mar.

Fonte: Barracuda Composites.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s