• Univali

  • Seja você também um profissional da construção naval!

  • Curta nossa FanPage

  • Equipe Ubá Suy Aram

    Desafio Solar Brasil

  • ANI

  • Livro de Regras ABS

    ABS - 2008
  • Principais Estaleiros no Mundo

  • Programação de Navios

    Programação de Navios
  • Arquivos

Ariane Fernanda de Souza

Ariane foi uma das primeiras mulheres a se formarem Técnologas em Construção Naval na Univali. O seu Trabalho de Conclusão de Curso foi um projeto de embarcação de esporte e recreio. Ariane, que sempre gostou de desenho técnico e softwares de desenho e modelagem, hoje ela trabalha em um estaleiro como projetista naval. Ela é a prova viva, assim como outras mulheres que estão atuando no mercado naval, de que o caminho está aberto para ambos os sexos e basta determinação para chegar lá!  Vejam o que Ariane relata da sua experiência como ex-acadêmica e atualmente projetista naval ! 

Nome: Ariane Fernanda de Souza

Idade: 22 anos

Cidade que mora: Penha

Início e término do curso: 2007 a 2010

Profissão atual: Projetista Naval

NavalUNivali: O que você fazia antes de iniciar o curso?

Ariane Souza: Sempre trabalhei na área civil, fazendo projetos residenciais e industriais. Trabalhei em escritórios de arquitetura, engenheiros civis e fábricas de laje também.

NavalUnivali: Como e porque escolheu cursar Tecnologia em Construção Naval?

Ariane Souza: Quando fui escolher os cursos disponíveis a bolsas no PROUNI, não haviam bolsas para Eng. Civil, o curso que tinha interesse. Nas opções disponíveis, o que mais me identifiquei foi com Construção Naval. Acabei ganhando a bolsa e ingressando no curso.

” Ela queria Eng. Civil, gostou do curso e hoje é Projetista Naval! “

NavalUnivali: Quanto à universidade contribuiu para o seu crescimento profissional?

Ariane Souza: Muito, pois eu não tinha nenhum conhecimento nessa área quando entrei no curso. Foi a faculdade que me deu uma grande base pra profissão que estou seguindo.

NavalUnivali: Gostou do curso? Recomenda? Por quê?

Ariane Souza: Gostei muito do curso sim. Eu recomendo o curso porque aprender nunca é demais, e a região em que estamos é uma grande potência sim na construção naval, e a falta de técnicos especializados na área é muito grande, hoje, muito dos que estão no topo, estão lá por longos anos experiência e sem formação alguma, pois não havia nenhum curso preparando-os.

NavalUniavli: Qual a disciplina que você se interessava mais e por quê?

Ariane Souza: Projeto do Navio, pois a área de desenhos e projetos esta ligada com a área que eu já tinha conhecimento, como desenvolver e interpretar projetos e desenhos técnicos, acabou sendo interessante devido a minha experiência.

Ainda na faculdade, nas aulas de Solda!

NavalUnivali: Acredita que falta alguma disciplina ou assunto importante durante o curso? Qual e por quê?

Ariane Souza: Na grade curricular que cursei, a que mais senti falta na época foi a disciplina de Trabalhos Acadêmicos Científicos, muito dos trabalhos eram entregues de qualquer maneira, não só por mim, mas por todos os meus colegas de aula, pois não tínhamos base nenhuma de como apresentá-los. Sei que hoje a disciplina já está no currículo do curso.

NavalUnivali: Conte em que área você trabalha hoje e como chegou aqui. Porque escolheu essa área?

Ariane Souza: Hoje trabalho numa metalúrgica que atua como estaleiro também na cidade de Navegantes, sou projetista dentro da empresa. Escolhi essa área de projetos porque é uma coisa que sempre me identifiquei e tive facilidade em desenvolver isso.

Projeto de Balsa para transportes de pedras grandes, feito por Ariane para um Armador!

NavalUnivali: Qual Tema do TCC? Porque desse Tema? 

Ariane Souza: O título do meu TCC é “Proposta de embarcação de esporte e recreio de 53 pés”. Escolhi esse tema porque queria tentar desenvolver um projeto de uma embarcação, algo pequeno e que nos possibilitasse ter uma noção de todos os processos e procedimentos do desenvolvimento do projeto, desde a parte de pesquisa de mercado e estudo de séries, foi daí que surgiu o tamanho 53 pés, até a parte de habitabilidade, mecânica, capacidade, construção, entre outros.

NavalUnivali: Pretende se aprimorar ou se especializar em Construção Naval? Em que área e por quê?

Ariane Souza: A principio quero me especializar mais no que está relacionado ao meu trabalho como projetista, como por exemplo, em normas e regras relacionadas a construção naval e cursos de softwares que me ajudem no desenvolvimento dos projetos.

Ariane com os pais, na colação de grau!

NavalUnivali: Deixe um incentivo ou um recado aos futuros profissionais navais.

Por mais chata que uma aula no fim de semestre possa parecer, não desista! Estude sempre! Busque conhecimento extra fora do ambiente educacional. São pequenos detalhes que vão te fazer ser reconhecido como um excelente profissional!

__________________________________________________________________

Uma resposta

  1. bom curso….só basta concluir o curso para se tornar engenheira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: