• Univali

  • Seja você também um profissional da construção naval!

  • Curta nossa FanPage

  • Equipe Ubá Suy Aram

    Desafio Solar Brasil

  • ANI

  • Livro de Regras ABS

    ABS - 2008
  • Principais Estaleiros no Mundo

  • Programação de Navios

    Programação de Navios
  • Arquivos

Renan Raul

O nosso entrevistado do mês, é o egresso Renan Raul da Silva, que nos relata como foi o seu período acadêmico no curso de Tecnologia em  Construção Naval da Univali. Ele aterrissou no curso de paraquedas, sem saber se ia ficar. Hoje trabalha no planejamento e  controle de produção de uma empresa multinacional e no desenvolvimento do TCC abordou questões ambientais e energias sustentáveis para porta-contêineres! Confiram abaixo, a trajetória de Renan!

Nome: Renan Raul Pereira da Silva

Idade: 23 anos

Cidade que mora: Itajaí

Início e término do curso: 2007-1 / 2011-1

Profissão atual: Assistente de Produção no Estaleiro Navship

NavalUnivali: O que você fazia antes de iniciar o curso?

Renan Raul: Apenas estudava. Estudei no Colégio Fayal (em Itajaí) minha vida inteira, e tinha acabado de concluir o Ensino Médio em 2006.

NavalUnivali: Como e porque escolheu cursar Tecnologia em Construção Naval?

Renan Raul: Havia feito outros vestibulares, e até passei para Engenharia Mecânica em Joinville, mas não tinha como me manter lá. Como não quis ficar parado, escolhi Construção Naval por ter gostado da grade. Queria eliminar matérias como cálculo e física, para uma futura engenharia que eu viesse a fazer. Também pesou a tradição da minha cidade, muito ligada aos navios, algo que sempre me impressionou. Não tinha a intenção de concluir o curso, mas acabei gostando, e fiquei.

NavalUnivali: Quanto a universidade contribuiu para o seu crescimento profissional?

Renan Raul: Contribuiu muito, já que um profissional com nível superior é visto de outra maneira pelo mercado, mais valorizado e indispensável a qualquer empresa que tenha visão de futuro.

NavalUnivali: Gostou do curso? Recomenda? Por quê?

Renan Raul: Claro que há muito ainda o que melhorar, afinal o curso é relativamente novo. Mas, no geral, gostei muito, e recomendo a todos que queriam aproveitar o grande momento da indústria naval brasileira.

NavalUnivali: Qual a disciplina que você se interessava mais e por quê?

Renan Raul: Projeto do navio. É para onde convergia a maioria das outras disciplinas. E ela ainda me ajuda muito no trabalho que faço hoje. E não era só o interesse por gostar, mas também pela necessidade. É uma disciplina muito dinâmica, e a correria era enorme, impossível não ficar “interessado”. Com certeza, meus colegas de turma vão concordar com isso.

Renan (embaixo á direita) com seus colegas de turma em uma visita técnica ao estaleiro Detroit

NavalUnivali: Acredita que falta alguma disciplina ou assunto importante durante o curso? Qual e por quê?

Renan Raul: Acho que faltam assuntos relacionados a tubulações, que poderiam ser atrelados a Mecânica de Fluidos. Falta também algo que proporcione ao acadêmico estar a bordo de barcos e navios, ver como eles se comportam no mar, onde realmente importa. Isso possibilitaria acompanhar o funcionamento dos diversos sistemas da embarcação, e os problemas aos quais estão sujeitos. Para tanto, o curso deve buscar parcerias com estaleiros e empresas de navegação.

NavalUnivali: Conte em que área você trabalha hoje e como chegou aqui. Porque escolheu essa área?

Renan Raul: Trabalho no planejamento e controle da produção. Meu trabalho principal é controlar os materiais usados na construção de navios novos e reparos, além de ser o responsável pela documentação para o registro das embarcações. Não é algo que eu tenha escolhido, apenas trabalhei bastante e fui reconhecido, uma ascensão natural dentro da empresa. Comecei no estaleiro trabalhando na carpintaria, onde fiquei durante um ano e meio. Lá aprendi muito, também pus a mão na massa, e agradeço a todos que trabalharam comigo nessa época.

NavalUnivali: Pretende se aprimorar ou se especializar em Construção Naval? Em que área e por quê?

Renan Raul: Por enquanto, meu plano é fazer uma Pós-Graduação em Engenharia Naval, e vou buscar trabalhar na área de Pesquisa e Desenvolvimento, algo que sempre me interessou.

Renan foi convidado ano passado pela revista Época, para participar de uma matéria super bacana sobre Educação Tecnológica: Clique na imagem e confira!

NavalUnivali: Qual o título do seu TCC?

Renan Raul: Propulsão auxiliada por instalações eólicas: análise do desempenho de um kite em um navio porta-contêineres.

NavalUnivali: Porque esse tema?

Renan Raul: Desde o início no curso estive disposto em fazer um TCC relacionado à questão ambiental e eficiência energética. No meio ambientalista, navio é um negócio meio demonizado: causador de vazamentos no mar, responsável pela bioinvasão através do lastro, queima combustível pesado, etc. Quis provar (e ainda quero) que o navio, quando utilizado com responsabilidade, é o meio mais eficiente de transporte de cargas do planeta, em todos os sentidos. A volta do uso da energia eólica para auxílio na propulsão de navios mercantes foi a oportunidade para isso. E por que em navios porta-contêineres? Porque eles transportam 60% do valor total de mercadorias no modal marítimo no mundo. Provavelmente, o computador em que você está usando agora, ou o seu celular, ou uma peça do seu vestuário, veio em um contêiner, dentro de um navio do tipo. É muito clara a importância desses navios para o comércio mundial.

Além disso, Renan fez o ASOM/N 2012, e foi convocado pela 56º posição de classificação! 

NavalUnivali: Deixe um incentivo ou um recado aos futuros profissionais navais.

Renan Raul: Primeiro de tudo: estudem inglês. A boa literatura a respeito da construção naval está nesta língua, e só. Vai ajudar ainda mais no seu ambiente de trabalho. Segundo: muitos ficam preocupados se estarão empregados ou não na profissão. O que eu tenho a dizer é que 70% do planeta é coberto de água. Área para nós, tecnólogos, atuarmos é o que não falta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: