Sobre o Navalunivali

No início de 2008 o professor Roberto Barddal, que na época era o coordenador do curso de Construção Naval da Univali (Itajaí – SC), idealizou a construção de um blog específico para a divulgação de notícias da área naval. A ideia original era que o blog se tornasse uma ferramenta independente a ser utilizada pelos alunos do curso para motivar a interação dos acadêmicos com as diversas disciplinas e com toda a comunidade técnico- científica da área naval, ampliando o conhecimento e informação geral. A ideia foi abraçada pelo acadêmico Marcelo Cadori que deu vida ao blog, construindo suas primeiras páginas em julho daquele ano. Assim o movimento de publicações e leitores do blog foi aumentando paulatinamente, chegando a atingir mais de 8 mil visualizações mensais.

Foram abordados e postados temas diversos relacionados a área naval, tais como, técnicos, científicos, de mercado, políticos, etc, extraídos da mídia em geral ou desenvolvidos por acadêmicos e docentes em cooperação com o blog. A vida do Navalunivali foi mantida graças ao empenho de poucos acadêmicos, sempre sob a supervisão do seu criador, Marcelo Cadori, enquanto aluno da universidade e depois como professor na mesma universidade. Entre os acadêmicos do curso de Tecnologia em Construção Naval da Univali, colaboraram de forma efetiva como editores do Navalunivali os colegas Danúbia Nori, Renan Raul, Tamara Schulemburg e Erik Azevedo. Além das notícias pertinentes o Navalunivali ainda incorporou outras seções oferecendo downloads de trabalhos de conclusão de curso e trabalhos acadêmicos, entrevistas específicas com os Tecnólogos em Construção Naval egressos do curso, bolsa de empregos ofertados pelo mercado naval.

No entanto, após a graduação dos acadêmicos editores do blog, cada qual iniciando sua carreira, além da saída do professor Marcelo Cadori da universidade para administrar o próprio negócio (Boat’n Box), o Navalunivali foi estagnando por falta de alimentação.  Hoje, revendo a história do blog, suas publicações, a grande interação com leitores, além do grande número de assinantes, comentários recebidos e visitas registradas, dois abnegados editores, Marcelo Cadori e Danúbia Nori, resolveram reativar esse trabalho e dar vida nova ao Blog NavalUnivali. Os trabalhos de pesquisa, coleta de material e publicação serão conduzidos independentes da Univali, mas sempre abertos à colaboração de seus acadêmicos e professores, focando principalmente a construção naval e a engenharia mecânica relacionada.

Assim, gradualmente, o blog será reformulado e melhorado no ensejo de que os leitores apreciem a sua continuação e conteúdos. Sugestões, observações e comentários podem ser encaminhadas por meio do e-mail institucional blognavalunivali@gmail.com

7 respostas em “Sobre o Navalunivali

  1. Vale do Rio Doce anunciou nesta sexta-feira (10) que acertou com o Export-Import Bank of China e o Bank of China financiamento de US$ 1,229 bilhão para a construção de 12 navios Chinamax – Reuters

  2. hi, i am a young musician from berlin and i found one of your ship photos that i like sooo much. i would love to use it for my first album cover. how can i get in contact with you or the photographer to talk about this? i would be so happy to hear back from you soon. please email me through my website http://www.goldendiskoship.com if you can imagine talking about it, i love this photo so much. please get in touch.
    hope to read from you soon.
    all the best
    theresa

  3. Boa noite. Amantes do setor naval!

    Tenho 47 anos anos, bem vividos, graças ao Todo Poderoso Deus.
    Na minha infância sempre ouvi dizer que nossos jovens seriam a esperança do Brasil. E hoje temos brasileiros envolvidos, ou a frente dos melhores pesquisadores do mundo. Estamos em outra era é bem verdade, mas as pessoas ousam a usar isso sempre de maneira não devida, quanto a nossa capacidade de avançar como nação respeitada. Estamos as vésperas de nos tornarmos a segunda economia do mundo. Mas na contra-mão disto temos que falar fluentemente o inglês ( quanto a isto sou favorável ), mas estrangeiros sem falar nossa lingua estão a nos comandar em explorações de nossas riquezas. Não temos mais o pau-brasil para ser roubado, mas simplesmente o “Brasil”. Por favor especialistas me respondam, isso é globalização ?

    Adairton Soares
    adairtons@yahoo.com.br

    • Concordo Adairton, estamos mais uma vez sendo usados. Nem é preciso ser um especialista em macro economia para saber que nossas políticas educacionais, estão agora refletindo nessa ocupação extrangeira. Muita gente tem a paranoia de invasão militar, isso é algo irreal não cabivel, pois já ocupam o Brasil de outras maneiras mais sutis.
      Se nossa força de trabalho estivesse melhor capacitada e ademais com gente conhecedora de mercados à frente das políticas governamentas, e não políticos, militares ou curiosos, com certesa seriamos sim a 2ª potencia economica do globo… mas não é isso que vamos nos tornar com tanta corrupção e jeitinho brasileiro pra tudo.

      Abraço

Deixe um comentário