FMM financia embarcação de apoio offshore

O Fundo da Marinha Mercante (FMM), gerenciado pelo Ministério dos Transportes, financiou o projeto de construção do barco de apoio offshore AHTS 18.000 – SKANDI URCA, da empresa DOF Navegação LTDA. A construção demandou investimento da ordem de R$ 286,9 milhões, dos quais 76% foram financiados com recursos do FMM, por meio do BNDES, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O navio foi construído no Estaleiro VARD OSV NITEROI, em Niterói, no estado do Rio de Janeiro.

O SKANDI URCA possui 93,5 metros de comprimento, 6,2 metros de calado e capacidade para operar com uma tripulação de 30 pessoas. A embarcação visa atender a demanda da Petrobras por navios especializados e atuará junto às plataformas marítimas de perfuração e produção de petróleo na costa brasileira. O barco foi projetado para atuar em águas profundas e em condições ambientais adversas. Entre seus equipamentos estão guinchos, guindastes móveis e um novo sistema de manuseio de âncoras que permitem maior agilidade na fixação de plataformas em alto mar.

A nova embarcação consome até 30% menos combustível (óleo diesel), pois utiliza um sistema de propulsão híbrido, que combina o motor a diesel convencional com um sistema elétrico ligado às suas engrenagens.

Essa á a primeira entrega de uma série de três embarcações semelhantes, todas contratadas pela Petrobrás e financiadas pelo FMM. As outras duas embarcações serão concluídas em 2014 e 2015. Com essa entrega, o Fundo da Marinha Mercante atinge o patamar de 341 embarcações e seis projetos em estaleiros concluídos desde 2007.

Fonte: Ministério dos Transportes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s