• Univali

  • Seja você também um profissional da construção naval!

  • Curta nossa FanPage

  • Equipe Ubá Suy Aram

    Desafio Solar Brasil

  • ANI

  • Livro de Regras ABS

    ABS - 2008
  • Principais Estaleiros no Mundo

  • Programação de Navios

    Programação de Navios
  • Arquivos

Ônibus Anfíbio

Uma montadora européia resolveu criar uma tecnologia pra lá de útil em alguns países da Europa. A invenção da vez, foi um Ônibus que pode andar tanto em terra quanto no mar.

A empresa AMPHICOACH Amphibious Vehicles foi     a inovadora da técnologia.

O veículo cujo nome é AMFIBUS pesa 22 toneladas e tem 3,8 metros de altura (10 toneladas e 60 centímetros a mais do que um ônibus comum). Mas, tirando essa diferença de peso e tamanho, ele é um ônibus normal que transporta até 50 passageiros e roda em qualquer lugar, podendo alcançar até 100km/h.

A diferença surge na hora de entrar na água. O motorista aperta um botão e o veículo se transforma: suas rodas se recolhem e o ônibus passa a ser impulsionado por dois jatos d’água, alcançando 16 km/h. Na Europa, o Amfibus virou atração turística. Em Roterdã, ele faz um tour que dura 75 minutos e custa 19,50 euros (cerca de R$ 40). O passeio começa no centro da cidade e segue para o Museu Marítimo. Em seguida, passa por cima da ponte Erasmus e entra no rio Meuse, onde se transforma em barco.

“A sensação é meio esquisita. É estranho estar a bordo de um ônibus, que é todo fechado, dentro da água e sem afundar” descreve uma turista.

 O Amfibus também poderá ser usado como veículo comercial – isso porque, mesmo custando o equivalente a R$ 1,9 milhão, ele é mais barato do que os ferryboats que normalmente fazem o transporte fluvial na Europa. E seus criadores querem levar a tecnologia do veículo para os carros e os ônibus convencionais, que poderiam ser adaptados para resistir a enchentes.

 Na frente: A parte de baixo do ônibus é fechada, para que ele flutue, e tem o formato de casco. As rodas se retraem quando ele está na água.

Atras: O motor é ligado a um compressor, que solta jatos d´água por canos de escape,  fazendo com que o veículo se desloque na água.

O Amphibus traz atributos necessários para rodar tanto na terra quanto no mar. Segundo a montadora, ele atende todas as normas impostas pela União Européia para poder rodar nestes dois ambientes. Equipado com motor de potência entre 250 cv e 300 cv, o coletivo traz os mesmos requintes que um transporte de luxo, com direito a telas de cristal líquido e sistemas de DVD-player. O motorista conta com itens sofisticados como freios a disco com ABS, além de navegador GPS e piloto automático.

 

Veja o vídeo: 

Fontes: Amphicoach, Blog RenanRaul, Auto Esporte, Superinteressante

5 Respostas

  1. onibus anfibio seria bom um desse por aqui ,todo pedestre odeia o ferryboat com um onibus desse todo mundo iria atravessar com o anfibio iria quebrar um pouco esse ferryboat!!! boa matéria !

  2. É uma proposta muito interessante dessa tecnologia e me fez lembrar de uns veículos anfíbios usados em Boston para turismo local. Vejam neste link http://www.bostonducktours.com/about_gallery_01.html.

  3. É uma boa proposta também pra um TCC!
    Quem sabe assim alguma empresa se interessa pelo projeto, e faz com que dê uma boa reduzida no preço do ferryboat quando for executado😉.. (sonhando alto) hihi

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: