• Univali

  • Seja você também um profissional da construção naval!

  • Curta nossa FanPage

  • Equipe Ubá Suy Aram

    Desafio Solar Brasil

  • ANI

  • Livro de Regras ABS

    ABS - 2008
  • Principais Estaleiros no Mundo

  • Programação de Navios

    Programação de Navios
  • Arquivos

Desafio Solar Brasil etapa Paraty

Deu início nesta última terça-feira (25) a Etapa Paraty do Desafio Solar Brasil 2011.

A inspeção dos barcos iniciou às 13 horas, seguida da inspeção dos pilotos e da abertura, às 18 horas. Dentre as 13 equipes participantes nesta etapa, a equipe Búzios (Tec. Naval UFRJ, Rio de Janeiro) e a equipe do Instituto Náutico de Paraty (com o barco VDC 1) foram as únicas que não largaram devido a problemas técnicos logo no início das  provas. As provas se dividem em duas categorias, catamarãs e monocascos.

Por ser um evento de abrangência nacional, o DSB conta com equipes de diferentes locais. Nesta etapa, contamos com as seguintes equipes: Vento Sul da UFSC Florianópolis com o monocasco Guarapuvú e o catamarã Vento Sul; Búzios do Tec Naval UFRJ Rio de Janeiro com um catamarã; Copacabana do Instituto Politécnico de Cabo Frio, um monocasco; Escola técnica Estadual Henrique Lage (ETEHL) com o catamarã HL2;  o  Solaris do Instituto Federal de Cabo Frio, com o catamarã Costa do Sol; Sambaqui da equipe Solar da UDESC de Joinville; Babitonga da UFSC de Joinville, com um catamarã do mesmo nome; Equipe Ubá Suy Aram, Univali de Itajaí, e a Equipe Instituto Náutico de Paraty, com dois catamarãs VDCI E VDCII. A competição acontece de 25 a 29 de outubro.

Notícias Recentes:

O Ubá Suy Aram é o  segundo colocado na classificação geral!

26 de Outubro – parte da manhã: A competição foi cancelada pela manhã devido à maré baixa. As equipes aproveitaram para fazer alguns reparos nas embarcações. A nova largada estava prevista para 11:30, mas atrasou quinze minutos.  Ao longo da prova, a equipe do Instituto Náutico de Paraty teve problemas com o catamarã VDC II, que foi obrigado a abandoná-la. As embarcações retornaram às 13 horas. Em primeiro lugar, chegou a equipe Vento Sul, da UFSC, Florianópolis, com o monocasco Guarapuvu (com o tempo de 12:45:40), seguida do catamarã da mesma equipe (com o tempo de 12:54:50) e em terceiro lugar a equipe Canoa do Sol (com o tempo de 12:55).

As embarcações Búzios (Tec. Naval UFRJ Rio) e Arpoador (Coppe UFRJ Rio) não largaram devido a problemas técnicos. Copacabana, barco da equipe do Instituto Politécnico de Cabo Frio, ficou perdido durante uma hora e só foi localizado com o auxílio de três embarcações de apoio. A equipe foi desclassificada para a prova da tarde. A largada desta prova estava prevista para as 13 horas, mas os atrasos da manhã já têm implicância significativa na programação e o novo horário está previsto para as 15 horas.

26 de Outubro – parte da tarde: A largada da tarde se deu às 16:14 com a prova de velocidade. Guarapuvu, embarcação da equipe Ventos do Sul, da UFSC de Florianópolis, foi a primeira a completar o percurso, com a marcação de 00:58:21; o segundo lugar ficou com Uba Suy Aram, barco da equipe Univali, com a marca de 01:12:49, seguido da embarcação Vento Sul, da equipe homônima, com o tempo 01:16:49. As demais embarcações completaram a prova com as seguintes marcas: VDC2 (01:16:48), Arpoador (01:19:44), HL2 (01:25:37), Babitonga (01:28:32), Mangue (01:28:41), VDC1 (01:32:27), Solaris (01:44:47). As embarcações Búzios (TecNaval UFRJ Rio), Solar (UDESC Florianópolis) e Copacabana (Instituto Politécnico de Cabo Frio) não completaram a prova e tiveram que ser rebocados. A prova foi finalizada às 18 horas.

Confira o vídeo do 2º dia de prova:

[vimeo http://vimeo.com/31220424]

27 de Outubro: Hoje, teremos inovação no Desafio Solar Brasil. Em determinada parte do percurso que terá início na Praia do Pontal e término no Rio Perequê-Açu, os pilotos terão que deixar seus barcos, subirem até a praia sem apoio externo, encontrarem um fiscal, tocarem suas mãos e assim darem continuidade a corrida. Essa etapa tem previsão de começar ás 11:30 e ter a duração máxima de 4:30h.

Copacabana não largou nesta etapa, Babitonga realizando consertos mas continua na prova, os primeiros colocados até o momento: Guarapuvu, Canoa do sol e Vento sul, Seguidos de VDCII, HL2, Mangue, Búzios, VDCI, Arpoador, SOLARUDESC e Babitonga. Os dois monocascos contornaram a bóia e estão voltando para o Pontal. Primeiro barco a completar a prova: Guarapuvu . Henrique Lajes e Arpoador se encaminham para a montagem na ilha dos micos. Búzios saiu da corrida. Canoa do Sol se aproximando da linha de chegada. Canoa do Sol e Vento Sul ultrapassaram a linha de chegada. Quarto colocado chegando agora é o VDCII com 14:28:52, chegando agora o VDCI ,Solaris,UDESC solar, Babitonga. 17:30h teremos prova de Sprint. No rio Perequê-Açu trajeto da ponte até a tenda de organização.

Hora da chegada da prova Sprint

Confira o resultado da Prova Sprint AQUI

28 de Outubro: A prova de hoje (Paraty-Mirim ) que deveria ser realizada as 9:00h da manhã foi cancelada devido ao mau tempo, os ventos e a possível chuva atrapalharam a largada. Um novo trajeto está sendo planejado e uma nova largada será dada as 11:00h. Aviso a todos: Após as etapas haverá reunião com todos os  chefes de equipes.

Próxima etapa será realizada no Pontal a partir das 11h. Com 5 voltas, totalizando 10 milhas náuticas.

FOI DADA A LARGADA!

VDCI com problemas. O reboque está se encaminhando para o local. HL2 pede reboque.

SolarUDESC ,HL2,VDC1, Búzios e Copacabana fora da prova. A equipe Mangue está em primeiro lugar seguido do Vento sul e Babitonga. No fim da prova o ranking  terminou deste modo : Guarapuvu ,Ubá Suy Aram e Vento Sul . As instruções foram dadas para que os pilotos completassem cinco voltas, porém devido à falta de sol, o percurso foi reduzido para quatro voltas, o que, segundo a comissão organizadora, não alterou muito a competição. Já na parte da tarde não houve prova devido ao mau tempo,amanhã a prova está marcada para as 9:00h entretanto,está na mesma dependência do tempo.

Ubá e Vento Sul disputando a primeira colocação

29 de Outubro: FINAL DO DESAFIO SOLAR BRASIL.

Hoje é o Ultimo dia do DSB e as provas começaram logo pela manhã. No percurso de hoje – slalon – que além de ser uma prova de velocidade, tinha como objetivo analisar as habilidades técnicas do piloto. Quanto mais ele passe-se perto da bóia mais rápido o trajeto seria realizado.

Já na parte da tarde a prova também ocorreu de forma  diferente .Saindo da Praia do Pontal as 13:30  todas as embarcações sairiam juntas com seus pilotos em terra. As embarcações deveriam passar por uma espécie de  “janela” formada por duas bóias .No meio do percurso haveria uma troca de pilotos ,os mesmos sairiam sem ajuda externa.Já na chegada as embarcações deveriam passar pela mesma “janela” do início da prova o piloto deveria se dirigir a praia ate ao fiscal.

Fim das provas, e a classificação geral no podium foram: 

CATAMARÃS:

1° LUGAR – VENTO SUL!
… 2° LUGAR – VDCII!
3° LUGAR – ARPOADOR!
4° LUGAR – HL2!
5° LUGAR – MANGUE!
6° LUGAR – SOLARIS!
7° LUGAR – BABITONGA!
8° LUGAR – VDCI!
9° LUGAR – SolarUDESC!
10° LUGAR – BÚZIOS!

MONOCASCOS:

1° LUGAR – GUARAPUVU!
2° LUGAR – UBÁ SUY ARAM!
3° LUGAR – COPACABANA!

Parabéns aos alunos e professores que participam do Desafio, representando muito bem a universidade, a cidade, e principalmente o curso.

Fontes e mais informações: http://desafiosolar.wordpress.com/  www.facebook.com/desafiosolarbrasil

Uma resposta

  1. Parabéns equipeee!!! glorioso titulo de 2º lugar!! Muito mais que competição, é superação!!!! `Parabéns!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: